Conteúdo

03/07/2019

Se você é gestor de frota ou está a frente de uma, deve se perguntar constantemente como melhorar o desempenho da frota. Seja para otimizar os custos, melhorar o comportamento dos condutores ou reduzir infrações, um bom gestor está sempre em busca de melhorias no seu setor. 

E além, é claro, de melhorias dentro da empresa, é impossível falar sobre gestão de frotas sem falar sobre cultura de segurança, iniciativas para o trânsito e também sobre mobilidade. Por isso reunimos neste post 3 maneiras de melhorar o desempenho da sua frota. 

 

1- Atualizar a Política de Frotas

Um dos primeiros passos a ser tomado por todo gestor de frotas é a implantação de uma Política de Frotas. Ela é a responsável por definir os primeiros passos da gestão e também o caminho que ela deve seguir. 

Uma boa Política de Frotas se baseia no conteúdo e também em seus resultados. O estabelecimento de normas e procedimentos garante que os colaboradores façam o uso adequado dos automóveis e, consequentemente, mesmo que não se deem conta disso, dirijam com mais segurança e contribuam para a redução de custos de manutenção da empresa. 

Três pontos são básicos e estratégicos para definir uma boa política:

  • Envolvimento: ou seja, total dedicação do gestor e dos condutores para com as normas estabelecidas pela Política de Frotas;
  • Clareza: para que as regras sejam entendidas por todos, é preciso que o conteúdo em questão esteja claro e de fácil entendimento. Quanto mais complicada a Política de Frota, mais difícil é para que todos os colaboradores consigam segui-la;
  • Divulgação: quanto mais os colaboradores estiverem cientes dela, mais ela vai se tornando parte do dia a dia dos condutores e de todos. 

 

2- Invista na profissionalização da sua frota

Assim como na maioria dos ramos, para a gestão de frotas continuar a evoluir é necessário que ela se profissionalize e se supere nos seus próprios resultados. A cada dia mais profissionais da área têm buscado se tornar especialistas, e isso se deve ao mercado que está em constante mudança – para alcançá-lo é preciso se dedicar a uma função. 

Com tantas plataformas, o que não falta são opções de profissionalização, mas uma em especial é voltada para a gestão de frotas, e é desenvolvida pelo Instituto PARAR, idealizado pela GolSat. O PGF: Programa para Gestores de Frota, é  um curso profissionalizante, dedicado a pessoas que já trabalham na área de frota ou que têm interesse em trabalhar, com diversos módulos destinados a formação do gestor a fim de que ele cresça junto com sua frota e seus condutores.

Nessa matéria aqui tiramos todas as dúvidas sobre a profissionalização da frota e também as informações do PGF. 

 

3- Iniciativas de mobilidade

Uma das principais iniciativas para continuar evoluindo na gestão de frotas é acompanhar as mudanças de mindset e de tecnologia do mercado. A cultura do cuidado com os condutores é um valor que as empresas com frotas não podem abrir mão e isso tem tudo a ver com mobilidade. 

A mobilidade é o pilar responsável por promover essas mudanças e acarretar várias iniciativas. O conceito de cuidar das vidas no trânsito, de diminuir resíduos, de sharing e de prezar pelo tempo dos indivíduos é o que destaca as empresas que já estão vivenciando o futuro. E é impossível melhorar o desempenho sem se preocupar com o amanhã. Por isso, um bom gestor mantém seu setor sempre atualizado nas mudanças que estão melhorando o mundo e a vida de todos. 

 

O que você achou desses passos, tem algo a acrescentar? Conta pra gente nos comentários. 

Deixe seu comentário