Conteúdo

20/05/2019

Desde 2013, maio foi definido como o mês internacional de segurança no trânsito, dando vida ao Maio Amarelo, um mês reservado a campanhas e ações que prezam principalmente pela segurança viária. Esse ano a campanha escolhida pela movimento foi: “Me Ouça – Ouvir o conselho de quem te ama faz todo o sentido”, onde as crianças são as protagonistas na hora de alertar seus pais e responsáveis que estão ao volante.

E nada melhor do que aproveitar o mês da conscientização no trânsito para alertar sobre uma das infrações mais comuns entre os condutores brasileiros: o excesso de velocidade. Além de ser o responsável pela maioria dos acidentes, o excesso de velocidade também lidera o ranking de multas no país, por isso o conhecimento de placas e das velocidades por via é um tema tão debatido por nós, que nos importamos com as vidas acima de tudo.

 

Velocidade por via

O principal passo para evitar o excesso de velocidade é conhecer a velocidade de cada via, além de colaborar para melhorar a conduta na direção. Geralmente, a velocidade máxima permitida para cada via é indicada pela sinalização, entretanto, se a via não possuir as placas adequadas, é interessante conhecer algumas regras da estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

  • Vias urbanas de trânsito rápido, a velocidade permitida é de 80 km/h;
  • Vias arteriais, vias urbanas de alta capacidade, a velocidade é de 60 km/h;
  • Vias coletoras, a velocidade permitida é de 40 km/h;
  • Vias locais a velocidade máxima é de 30 km/h;
  • Em rodovias com pistas simples e duplas, a velocidade permitida é de 110 km/h para automóveis e de 90 km/h para os outros veículos.

E foi pensando na vida dos condutores, que a GolSat desenvolveu um módulo, em seu software Golfleet, chamado Velocidade por Via. Como uma empresa especializada em auxiliar o gestor de frotas, esse módulo identifica qual a velocidade máxima permitida na via e informa ao gestor se seus condutores estão excedendo essa velocidade.

Entre as principais funcionalidade do velocidade por via, estão a velocidade por trecho, já que muitas vezes a velocidade permitida altera durante o trajeto e também um mapa de calor, que permite descobrir quais são os principais pontos onde os excessos de velocidade são cometidos.

 

Multas por excesso de velocidade

Além de todo perigo para o trânsito, o excesso de velocidade ainda pode resultar em multas de médias a gravíssimas, dependendo do tipo ou quantidade de excesso. Esses são alguns exemplos de multas por ultrapassar a velocidade permitida:

  • Se o limite permitido é 60km/h e o condutor está entre 61 km/h e 72 km/h, a infração é média. Com multa de com multa de R$130,16 e soma de 4 pontos na CNH;
  • Se o limite da via, for 60km/h e o veículos estiver entre 75 km/h e 90km/h a infração é grave. Com multa de com multa de R$195,23 e soma de 5 pontos na CNH;
  • Se o condutor estiver acima de 50% da velocidade permitida, a multa é multiplicada por três, com suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão da CNH.

 

Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente nos comentários. E se quiser saber mais sobre a velocidade por via no software da GolSat, entre no nosso CONTATO, vamos ficar felizes em te explicar tudo.

Deixe seu comentário