Conteúdo

23/06/2020

Controlar o veículos de acordo com a velocidade da via pode trazer inúmeros benefícios para a sua frota

Dirigir demanda atenção e conhecimento sobre as leis de trânsito. Atualmente, 53,7% dos acidentes tem como causa a imprudência dos motoristas, sendo que 30,3% deles acontecem por infração das leis, segundo um estudo feito pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil do Brasil. O excesso de velocidade é uma das imprudências que está no topo da lista dos maiores causadores de mortes no trânsito. Com esses fatos, as frotas corporativas tem uma missão muito nobre: conscientizar e educar os condutores para que eles dirijam com segurança e respeitando as leis de trânsito e assim, evitar acidentes! 

Para contribuir com o gestor de frotas nessa missão, a tecnologia se mostra essencial para entender o comportamento dos condutores e reduzir os comportamentos inseguros. E a ferramenta ideal para isso é o Velocidade Por Via (Vvia), em que a GolSat identifica a velocidade da via e informa o gestor de frotas se o condutor está excedendo a velocidade permitida. Com isso, é possível até observar os alertas em tempo real para que o gestor acompanhe as infrações no momento em que acontecem, além de fornecer dados e relatórios precisos para que o gestor tome ações mais assertivas. 

Controlando a Velocidade da Via

Como a segurança é um valor na Cocamar, o gerente executivo de logística integrada, Ezequiel Scopel, viu no Vvia a oportunidade de reduzir o número de comportamentos inseguros de seus condutores. Através do projeto ‘Vida Segura’, que com ações de conscientização sobre segurança no trânsito e o uso de ferramentas como reconhecimento facial, telemetria e o Vvia, a Cocamar teve uma redução significativa no número de comportamentos inseguros. “Construímos um modelo em que conseguimos reduzir para 4 comportamentos inseguros em 1000km rodados. O que é é uma redução de mais de 90%, já que antes tínhamos 57 destes comportamentos em 1000km rodados”, contou Scopel na terceira edição do AHEAD Webcast.

Outros benefícios que o Vvia oferece é em relação a redução de custos com a manutenção e combustível. Na Festo Brasil, o analista de inteligência do RH, Diogo Dourado Soares, conta que “o sistema Vvia contribuiu com a diminuição de custos de manutenção com itens de desgaste, como as pastilhas de freio. Também aumentamos a média de consumo dos nossos pneus de 35.000km para 45.000km”. Além disso, com velocidades mais constantes e seguindo o nível ideal de rodagem do veículo, a Festo Brasil também teve uma redução aproximada de 5% do gasto com combustível por quilômetro rodado.   

O Velocidade por Via traz inúmeros benefícios para a gestão de uma frota além de contribuir com um trânsito mais seguro. Conheça mais sobre essa ferramenta AQUI e veja as oportunidades que o Vvia pode proporcionar para a sua frota. 


Palavras de quem utiliza o Vvia

“A utilização do VVia nos trouxe a um outro patamar no que se diz em controle da forma comportamental de dirigibilidade do condutor. Com isso, acreditamos que não só fazemos a diferença para que a Festo tenha os melhores controles de custo, mas também tenhamos interferência direta na segurança do nosso maior patrimônio que é o colaborador.”
(Diogo Dourado Soares – Analista de Inteligência de RH e Alessandro de Assis Silva – Analista de RH | Festo Brasil)

“Conseguimos reduzir para 4 comportamentos inseguros em 1000km rodados. O que é é uma redução de mais de 90%, já que antes tínhamos 57 destes comportamentos em 1000km rodados!”
(Ezequiel Scopel – Gerente executivo de logística integrada | Cocamar)

“O Vvia está sendo fundamental na gestão de frotas da Diversey Brasil. Com ele estamos realizando controle das infrações e campanhas educativas em conjunto com a área de EHS. Além disso criamos um ranking de infrações, e assim definimos os melhores condutores e incentivamos a disputa sadia entre eles.”
(Marton Kiss – Gestor de Frotas e de Mobilidade | Diversey Brasil)

“Começamos no último mês uma utilização mais intensa da ferramenta Vvia e já observamos que isto está contribuindo para avaliarmos o perfil de nossos condutores no trânsito”
(Renato Vilarim – Gestor de Frotas | LVE – Grupo Aegea)

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *