Conteúdo

19/02/2020

Você sabe que a telemetria e o reconhecimento facial andam lado a lado? A telemetria é uma tecnologia que trabalha com um software mais completo para gerir custos e controlar riscos da operação.

Essa tecnologia traz para o gestor uma visão geral da sua frota. Com a telemetria, a empresa é capaz de analisar o comportamento do condutor e criar ações para que ele tenha uma direção otimizada, que garanta a segurança dele mesmo e de todas as pessoas no trânsito

A GolSat é responsável por desenvolver uma tecnologia com muitos diferenciais. Com a nossa plataforma de telemetria, o golfleet, além de analisar a direção do condutor, o gestor conta com relatórios atualizados que permitem saber se o condutor respeita a velocidade em diferentes vias e pode realizar a gestão de combustível de forma integrada, com indicadores reais do custo por quilômetro rodado.

E por falar em diferenciais da GolSat, você conhece o GolCam? É uma tecnologia com reconhecimento facial e telemetria em um único equipamento.

Além do reconhecimento facial para identificação do condutor, o equipamento possui a funcionalidade de tracking, responsável pelo posicionamento do veículo e monitoramento da velocidade (mandando alertas em caso de velocidade excedida) e verbal coaching, que conversa com o condutor sempre que ele comete uma infração.

Mas, como o reconhecimento facial ainda pode ser um tabu para muitos gestores, resolvemos chamar o responsável por esse equipamento, o head de engenharia da GolSat, Rodrigo Tazima, para sanar algumas dúvidas em um: Mitos e Verdades sobre o GolCam. 

O que é o reconhecimento facial?

É uma tecnologia que, por meio de inteligência artificial e algoritmos de reconhecimento facial realiza a identificação dos condutores. O equipamento tira foto e indica, via relatórios no golfleet, o nome do colaborador que está dirigindo o veículo. 

O equipamento da GolSat danifica o sistema elétrico do veículo?

Os equipamentos não danificam em nada o sistema elétrico do veículo. Vale reforçar que o processo de instalação do GolCam é feito paralelamente aos circuitos elétricos dos veículos. O único ponto é que, infelizmente, as montadoras eximem-se da garantia da parte elétrica quando encontram qualquer equipamento instalado no veículo que não seja original de fábrica.

O equipamento tem validade?

Assim como qualquer equipamento, com a utilização, ele se desgasta. Contudo, projetamos para que esses equipamentos em condições extremas durem pelo menos 10 anos, o que garante o funcionamento por um geração toda.

O equipamento tem risco de pegar fogo, dar curto? 

Todos os cabos e chicotes elétricos que nossos engenheiros projetaram utilizam proteção contra curto-circuito, assegurando o risco de princípios de incêndio pelo equipamento da GolSat.

GolCam grava vídeos ou apenas tira fotos?

O GolCam tira fotos do condutor que podem ser observadas no golfleet, em relatórios de identificação de condutor, infrações e utilizações dos veículos. Além disso, filma toda a utilização para fora (sentido estrada) mantendo o registro das gravações internamente, dentro do GolCam.

Tem áudio na gravação ou apenas imagem? 

Em um futuro não muito distante, o gestor de frotas poderá contar com a gravação de áudio dentro do veículo, bastando apenas habilitar na Política de Frotas no golfleet. No momento nenhum GolCam grava áudio.

O GolCam é uma tecnologia V3 que está em pleno desenvolvimento e novas atualizações estão por vir, sempre com a missão de revolucionar a gestão de frota.

Quando um condutor embarcar com o GolCam, embarca com ele a experiência de mais de 10 anos da GolSat e a expertise de mais de 120 colaboradores, que vivem diariamente o propósito de transformar a realidade da gestão de frotas no Brasil, sabendo que nada tem mais valor do que a vida.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre o GolCam? Manda nos comentários que a gente responde para você. 

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *