Conteúdo

16/01/2017
O uso eficaz das possibilidades da telemetria acarreta enormes benefícios para companhia - e quanto maior for a empresa e a frota, maior será o potencial dos retornos. A tecnologia possibilita que o gestor de frotas tenha mais visibilidade e controle sobre seus ativos e ajuda desenvolver relacionamentos de confiança com condutores, com a diretoria e com os clientes atendidos pela frota, poupando tempo e dinheiro, cortando custos operacionais e aumentando a produtividade dos colaboradores. Isto permite que uma frota passe a ser uma fonte rentabilidade, ao invés de uma despesa inevitável. O custo é muitas vezes visto como a principal barreira para empresas que procuram tirar proveito da tecnologia, mas, na realidade, o que as companhias precisam entender é que elas certamente perceberão o retorno sobre o investimento entre 6 e 12 meses após a implantação da tecnologia - até mesmo antes disso.  

A escolha do fornecedor

Alcançar o rápido retorno após a implantação do sistema de gerenciamento de frota depende de um planejamento cuidadoso. Muitos compradores envolvidos no processo trabalham sob o equívoco de que todas as soluções oferecem benefícios semelhantes, o que significa uma busca por preço em detrimento da qualidade dos serviços oferecidos pelos fornecedores. Ao fazer do custo a sua única preocupação, as empresas muitas vezes optam por uma tecnologia aquém das suas necessidades, que não oferecem confiabilidade e segurança suficientes, ou que não podem ser facilmente integradas com os softwares e processos já existentes.  

Redução de custos

Falando de forma superficial, redução de custos pode ser alcançada através de uma condução mais inteligente. A telemetria abre inúmeras possibilidades para isso. Alguns sistemas oferecem informações de trânsito em tempo real e ferramentas de rotas dinâmicas, contribuindo para que os condutores evitem congestionamentos e sejam mais eficientes no trajeto, reduzindo o tempo médio de viagem e aproveitando melhor o tempo no destino. Os benefícios disso são claros. Menos tempo na estrada significa menor gasto com combustível, aumento da produtividade e menos desgaste aos veículos. Além disso, o cliente é beneficiado pois o serviço realizado pelo condutor é potencializado através do tempo médio de atendimento, evitando horas extras e garantindo mais produtividade.  

Drive Safety

A  telemetria é a ferramenta ideal para apoiar o gestor  estratégico. É ela que vai gerar as informações precisas para tomada de decisões. Com a telemetria, é possível medir velocidades máximas, ociosidade, aceleração e outros fatores que dizem respeito ao comportamento dos condutores da sua frota. A posse destas informações permite que o gestor atue para melhorar o seu programa de segurança para os condutores.  

Avanços inteligentes na gestão de frota

A premissa da telemetria é gerar dados e transformá-los em informações relevantes para tomada de decisões. Por isso, as possibilidades de aplicá-la na gestão de frotas são infinitas. Em tempos de crise econômica em nosso país, gerir frotas com eficiência é uma oportunidade para as empresas gastarem menos e produzirem mais. Além disso, a telemetria é a grande  aliada do gestor de frotas nesse processo, resultando em economia, segurança e produtividade para a frota e os condutores. Quer saber mais? Deixe suas dúvidas nos comentários e a equipe de consultores da GolSat terá o maior prazer em respondê-las.

Deixe seu comentário