Gerenciar o Tempo, tempo e Trabalho, Qualidade de Vida

Conteúdo

26/03/2018

Atingir metas. Cumprir prazos. Entregar resultados. Ser produtivo. Essas são apenas algumas das exigências do mercado e todas elas dependem de uma coisa em comum: tempo. Mas por que muitas vezes parece que estamos sendo engolidos por ele? Como disse Leonardo Da Vinci, “o tempo dura bastante para aqueles que sabem aproveitá-lo”. Administrar o tempo e organizar sua rotina de trabalho são pontos primordiais para quem quer evitar o estresse e o acúmulo de tarefas.

Para o especialista em administração de tempo e produtividade, Christian Barbosa, quando aprendemos a gerenciar o tempo, conseguimos nos planejar melhor. “O foco passa a ser a redução de atividades urgentes (priorizando-as para que sejam eliminadas rapidamente), o aumento das tarefas importantes (que ajudam a reduzir as urgências e mantém você equilibrado) e a eliminação das circunstanciais (aprendendo a dizer não ou simplesmente excluí-las da sua rotina)”, explicou.

 

Gerenciando o próprio tempo na prática

Quem já está colocando isso em prática é o gestor de frota da IBM e conselheiro do Instituto PARAR, Micael Duarte. “Qualquer projeto que eu me envolvo, qualquer resposta que eu tenho que dar a alguém ou qualquer ação que eu tenha que tomar, seja profissional ou pessoal, eu procuro sempre fazer da maneira mais completa possível. Tento ver todos os pontos de falha, todos os itens que podem gerar retrabalho, todas as outras perguntas que podem ser geradas com base nas primeiras respostas que eu dei, enfim, eu procuro mapear e ‘responder’ antecipadamente tudo sobre aquele assunto que possa vir a demandar mais do meu tempo”, revelou.

O ensinamento veio de seu pai, que, durante sua infância, sempre o orientou a não entrar em brigas e discussões, mas que, se por algum motivo isso acontecesse, ele teria que bater primeiro e com força o suficiente para o “adversário” não se levantar e vir atrás dele.  “Em resumo, ele quis dizer que era para eu resolver a situação de uma vez por todas, com o intuito de não ficar naquela situação por muito tempo ou por mais tempo do que o necessário”. E é essa lição que o gestor coloca em prática na hora de organizar sua rotina de trabalho.

Administrar o tempo é planejar as atividades, traçar metas, prioridades e prazos. “Há pessoas que parecem ter medo da palavra ‘planejar’, pois acham que planejamento é uma tarefa muito complicada e não sabem como realizá-lo. Costumo aconselhar as pessoas a experimentarem uma nova forma de gestão, adequada à própria maneira de agir e de se organizar, e depois ver os resultados que terão em suas vidas”. Para te ajudar a começar essa mudança, Christian Barbosa elencou sete passos para que você se torne dono do seu tempo.

 

1ª) Coloque você na agenda

Crie compromissos e tarefas relacionados a papeis e relacionamentos importantes da sua vida. Crie o papel EU S.A. e planeje ações que possam satisfazer o seu eu, coisas que você gosta, que vão fazer você se sentir bem e mais energizado. Comece se perguntando o que eu quero fazer de importante para mim? Bloqueie um horário na sua agenda e faça uma reunião com você. Leve esse você S.A. para passear, ou assistir aquele filme, ouvir aquela música ou apenas escutar o que ele quer dizer de importante.  

 

2ª) Limite seu horário de trabalho

Quando realmente queremos ou precisamos fazer algo sempre conseguimos sair no horário não é verdade? Assuma o compromisso de ser produtivo e eficaz nas horas de trabalho normais, para isso seja focado e organizado. Comece compreendendo que equilíbrio entre pessoal e profissional está relacionado a viver seu tempo com sabedoria. Se ficar tempo demais em uma determinada área da vida, outras áreas ficarão deficientes. Limite inclusive Whatsapp, Facebook, entre outros. Autodisciplina é fundamental para viver bem o tempo.

 

3ª) Escreva sua missão de vida

Quem tem um propósito na vida caminha com passos mais firmes, decididos e não perde tempo. A vida e o nosso tempo só começa a ter sentido quando temos uma direção a seguir. Quais são os seus sonhos? Não quer começar a vivê-los? Sempre há tempo de começar, ou de recomeçar. Escrever dá forma aos nossos sonhos e permite que reflitamos sobre o que verdadeiramente é importante em nossa vida.

 

4ª) Escreva suas principais metas

Estabeleça metas claras tanto pessoais quanto profissionais, isso ajuda a ter atividades mais pertinentes e ações mais focadas nos resultados. Indivíduos que possuem metas são mais produtivos e diminuem as circunstâncias indesejáveis. Mantenha suas metas escritas em algum lugar onde possa lê-las, de preferência todos os dias. E não basta apenas escrevê-las e lê-las, crie ações para atingi-las e coloque em sua agenda.  

 

5ª) Ache um hobby

Encontrar algo que gostamos muito de fazer nos dá mais disposição e energia para enfrentar o dia a dia. E se conseguir transforme seu hobby em sua profissão, ou sua profissão em seu hobby. É como o filósofo chinês Confúcio dizia: “Escolha um trabalho que você ama e nunca mais irá trabalhar na vida”. Se você ainda não escolheu um trabalho de amor ou que ame, comece escolhendo um hobby.

 

6ª) Primeiro você, depois os outros

Quando você começa a realizar suas prioridades, alcançar suas metas e viver seu tempo focado no importante, é incrível como sua disposição e energia aumentam. A verdade é que só conseguimos ajudar os outros de fato quando ajudamos primeiro a nós mesmos. Por isso, para ter mais tempo, comece fazendo coisas que você gosta, que trazem resultado. Assim terá mais tempo para viver os relacionamentos importantes em sua vida. E sua alegria e produtividades servirão de exemplo aos outros.

 

7ª) Equilibre seus 4 corpos

Algumas filosofias ensinam que temos 4 corpos. O corpo físico, o metal, o emocional e o espiritual. O que você tem feito para contemplar cada um desses aspectos do ser? Estabeleça um equilíbrio entre esses 4 corpos. Faça atividades que trarão saúde e bem estar relacionados a cada corpo. Dedique tempo para exercícios físicos, estar com pessoas amadas, estudar, rezar, meditar. Pense em cada corpo e em coisas que eles precisam que sejam feitas para eles. Agende e cumpra, eles vão te recompensar com muita energia e disposição.

 

E você, como tem administrado o seu tempo? Deixe umas dicas para nós nos comentários 😉

 

Por: Karina Constancio, Coordenadora de Conteúdo da WTM, para PARAR Review. 

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tempo é Qualidade de Vida, Gerenciar o Tempo, Gerir o Tempo, Trabalho, Qualidade de Vida, Dicas para o Trabalhar Melhor, Dicas para Gerenciar Seu Tempo