Whatsapp

Blog

Telemetria possibilita uma redução de 75% no número de infrações e sinistros

Blog

Telemetria possibilita uma redução de 75% no número de infrações e sinistros

24 de Novembro de 2020

O Grupo Orguel usa a telemetria à seu favor para obter uma redução significativa no número de infrações e sinistros da frota.

 

Empresas que possuem frotas lidam, diariamente, com várias situações adversas, como acidentes ocasionados por excesso de velocidade. Por isso, é uma tarefa para o gestor de frotas encontrar maneiras de tornar a frota mais segura. E é aí que a telemetria pode contribuir - e muito - para, além de preservar a vida dos condutores, também diminuir os custos da frota. 

Foi com essa intenção que o Grupo Orguel se tornou cliente da GolSat há mais de 5 anos. A frota de 140 veículos terceirizados, se desloca por todas as regiões do país fazendo uso da telemetria, tecnologia que contribuiu para que a empresa conhecesse o perfil de direção de seus condutores. Segundo o analista administrativo de frotas e viagens do Grupo Orguel, Marco Tulio Santerio Inocencio, “a forma como os condutores dirigem atua diretamente no custo da frota, desde o consumo de combustível até a alta sinistralidade, que aumenta, e muito, os custos com manutenção e reparos.”

O analista do grupo conta que com os relatórios fornecidos pela telemetria, ele percebeu que o perfil dos condutores da frota era muito agressivo, e que havia diversas infrações por excesso de velocidade. “Em 2017, tivemos um registro de 172km/h e isso nos atentou ainda mais para o problema”, conta Marco Tulio. Desde o ano em questão, o Grupo Orguel trabalhou em campanhas para conscientizar seus condutores da importância da direção defensiva. Com essas ações, o número de eventos (sinistros e infrações) que eram de 61.879 em 2017, tiveram uma diminuição significativa, e de janeiro até outubro de 2020, foram registrados 15.158 eventos - uma redução de cerca de 75%. “A luta é diária e ainda podemos e temos muito a evoluir, mas sem telemetria jamais saberíamos onde estávamos e certamente não teríamos conseguido melhorar aquele cenário de 2017”, afirma o analista administrativo.  

 

Telemetria: uma tecnologia essencial na redução de infrações e sinistros

 

A telemetria é uma tecnologia essencial para a frota, já que fornece informações importantes para que o gestor atue de forma estratégica. “Em analogia: se o gestor de frotas é o marinheiro, a telemetria e a tecnologia são a bússola; até dá para chegar no destino final sem, mas não sem contar com a sorte”, explica Marco Tulio. 

 

Entenda como a telemetria pode tornar a frota da sua empresa mais segura!  Mande um e-mail para o nosso time e conheça as soluções que a GolSat tem para a sua frota.