Whatsapp

Blog

08 formas que o Golfleet rastreamento ajuda a reduzir custos da sua frota

Blog

08 formas que o Golfleet rastreamento ajuda a reduzir custos da sua frota

13 de Agosto de 2021

Conheça 08 formas de como o sistema para gestão de frotas leves, Golfleet Rastreamento, pode ajudar a diminuir os custos operacionais.

O gestor de frotas recebe muitas responsabilidades. Entre elas, estão ações como: organizar um time de motoristas, assegurar que o veículo esteja em boas condições de funcionamento, garantir um bom comportamento do condutor no volante, analisar dados e relatórios sobre sua frota e reduzir custos da operação. 
 

Há outras atividades que fazem parte da rotina do gestor de frotas, as quais exigem tempo e atenção para que as operações sejam executadas da melhor forma possível. 
 

Uma gestão capaz de identificar erros e que disponibiliza mais tempo para a  realização de atividades estratégicas é essencial para a produtividade da frota.
 

Diante disso, para uma gestão de frota eficiente, sem dúvidas, é extremamente importante que a tecnologia faça parte desse processo de gestão. 
 

Além de otimizar as tarefas que fazem parte da rotina do gestor, a tecnologia é responsável por aumentar a produtividade de todo o time. 
 

É exatamente essa a missão do Golfleet Rastreamento, o sistema desenvolvido pela Golsat. Isto é, tornar possível operações de empresas seguras e produtivas, para auxiliar no dia a dia da frota.
 

Preparamos esse artigo para explicar como essa ferramenta tecnológica pode ser uma peça fundamental para o gestor de frotas leves, não apenas para que as operações sejam executadas com maior segurança e precisão, mas como um meio a ser utilizado para se fazer mais com menos despesa.
 

Golfreet Rastreamento: gestão de frotas inteligente
As operações seguras são mais baratas!
Use indicadores e relatórios para reduzir custos!
Reduza multas e corte gastos! 
Os alertas automáticos podem ajudar a prevenir imprevistos e eliminar gastos!
Tenha regras em suas operações para evitar gastos desnecessários!
Planejamento de rotas: Uma atividade indispensável para reduzir gastos! 
Como reduzir gastos com gasolina?
Manutenção preventiva: como ajuda a reduzir gastos? 

 

Golfleet Rastreamento: gestão de frotas inteligente

 

A plataforma Golfleet Rastreamento, desenvolvida pela empresa Golsat, responsável por desenvolver tecnologias avançadas para a gestão de frotas leves, permite ao responsável pelas operações ter controle total sobre as informações da sua frota.
 

Vale ressaltar que a plataforma não se limita apenas aos veículos, mas permite uma análise detalhada sobre o comportamento dos condutores dos veículos de maneira simplificada, assertiva e inteligente.
 

O Golfleet Rastreamento é a solução completa para uma gestão de frotas eficiente e que pode ser uma aliada na missão de reduzir custos, de solucionar problemas com uso indevido dos veículos e de aumentar a segurança das operações.
 

  1. As operações seguras são mais baratas!

Segurança nunca é demais. O Golfleet Rastreamento possui algumas funcionalidades que tornam as operações mais seguras aos condutores, tais como visualização do percurso. 
 

Isso porque, identificando e analisando esse dado o gestor tem uma fonte segura para gerir a frota da melhor maneira evitando custos extras e acompanhando o condutor. 
 

Além disso, o responsável pela frota terá o conhecimento se o motorista está realizando a rota combinada. O gestor sempre saberá a localidade de seus motoristas e veículos, logo a operação será mais segura.
 

Assim, ao prevenir despesas indevidas, pelo motorista percorrer a rota errada ou furtos, gastos desnecessários são evitados, sem mencionar o fato de que o gestor terá mais tranquilidade para executar o seu já árduo trabalho.
 

Lembre-se: segurança é investimento com retorno garantido.

  1. Use indicadores e relatórios para reduzir custos!

Analisar indicadores de desempenho, tanto dos veículos, quanto dos motoristas, é uma atividade fundamental do gestor preocupado em extrair os melhores resultados da sua equipe.
 

Os indicadores, que podem ser consultados em forma de relatórios, automaticamente gerados pelo sistema Golfleet Rastreamento, ajudam a identificar gastos desnecessários através da análise de excesso de velocidade e do consumo de combustível. 
 

Entre os dados de desempenho da frota analisados, estão:
 

  • Excessos de velocidade;

  • Distância percorrida dentro do horário comercial;

  • Distância percorrida fora do horário comercial em dias de semana;

  • Distância percorrida fora do horário comercial em fins de semana;

  • Ignição ligada sem movimento;

  • Estimativa de custo com distância percorrida.
     

Assim, o gestor e o motorista conseguirão trabalhar em acordo, pois ambas as partes estão cientes que há o registro de todos esses dados. Consequentemente, essa harmonia evita gastos desnecessários, além de dores de cabeça no futuro.
 

  1. Reduza multas e corte gastos! 

Os motoristas da frota precisam estar no trânsito durante boa parte de seus dias. Logo, as chances de executarem de pequenas às grandes infrações são altas e aparecem com mais frequência do que o desejado.
 

Dessa maneira, é fundamental estar atento a essas infrações e promover uma cultura de conscientização para os condutores, a respeito das leis do trânsito, não apenas para não ocorrer o desperdício de recursos, mas para uma maior segurança.
 

Rastrear as multas e identificar condutores responsáveis é uma prática necessária para uma gestão eficiente. Esse é um modo eficaz para evitar buracos no orçamento, que também indica a necessidade de trabalhar o comportamento dos motoristas para evitar que este problema aconteça.
 

Afinal, o montante gasto em infrações poderia ser direcionado para outras áreas da empresa. 
 

O sistema Golfleet rastreamento pode ajudar nesse âmbito, ao fornecer relatórios de excessos de velocidade máxima para análise. 
 

  1. Os alertas automáticos podem ajudar a prevenir imprevistos e eliminar gastos!

Outra funcionalidade do sistema Golfleet Rastreamento é a notificação automática em alguns casos específicos.
 

Por exemplo, o responsável pela frota será notificado nos caso das seguintes ocorrências:
 

  • Ignição ligada ou desligada;

  • Excesso de velocidade;

  • Bateria desconectada do veículo;

  • Entrada/Saída de área de controle;

  • Veículo sem posição;

  • Alertas por condutor (excesso de velocidade e entrada/saída de área de controle).
     

Dessa forma, há um maior controle sobre as operações em execução no momento, além de permitir a rápida tomada de decisões quando acontece algo inesperado.

 

Ainda, tais notificações podem prevenir que o motorista seja penalizado no trânsito e chamar a atenção para o funcionamento indevido dos veículos. De qualquer forma, os alertas ajudam a reduzir custos.
 

Em adição, no sistema Golfleet Rastreamento, é possível criar, exportar, importar ou editar algumas áreas específicas para controle e determinar regras para tais regiões. 
 

Se o gestor souber unir essa funcionalidade com os alertas automáticos, haverá um maior controle da frota e, consequentemente, a redução de gastos desnecessários.
 

  1. Tenha regras em suas operações para evitar despesas desnecessárias!

Determine as regras para a execução das operações e quais comportamentos serão considerados como infrações. Assim, toda a equipe estará em harmonia e de acordo, evitando gastos.
 

É possível estabelecer regras específicas para cada operação, dependendo de sua natureza, prioridade ou prazo, por exemplo, usando o módulo de política de frotas. 
 

O sistema Golfleet Rastreamento ajudará a verificar se o acordado está sendo respeitado. Dessa maneira, o gestor pode definir: 
 

  • Quantas políticas forem necessárias;

  • O horário comercial de cada política;

  • As distâncias e tempos máximos permitidos em utilizações dentro e fora comercial; 

  • O tempo máximo parado com a ignição ligada;

  • O percurso exato a ser percorrido.
     

Desse modo, o responsável pelo controle da frota tem uma visão geral das configurações das equipes.
 

Com o planejamento certo e específico e com o rastreamento adequado, as operações serão executadas com menos despesas e mais agilidade.
 

  1. Planejamento de rotas: Uma atividade indispensável para reduzir gastos! 

Quando o gestor é capaz de traçar trajetos eficientes, ele consegue reduzir custos operacionais. E tem, também, a possibilidade de aumentar a produtividade das equipes ativas.
 

Um sistema de gestão de frotas, como o Golfleet Rastreamento, ajuda na elaboração das melhores rotas, de forma a deixá-las mais breves.

 

Claro que de nada adianta elaborar a rota se ela não for percorrida. Para evitar situações assim, outra possibilidade da ferramenta tecnológica é o monitoramento em tempo real.
 

Isso também permite identificar motoristas que estão em algum ponto específico em alguma situação de emergência, por exemplo.

  1. Como reduzir gastos com combustível? 

O combustível é um insumo essencial para a execução de tarefas. Diante disso, é de conhecimento geral que uma parte considerável do orçamento da empresa é direcionado para o abastecimento dos veículos da frota.
 

Saber administrar o uso desse recurso é fundamental para obter receitas financeiras saudáveis a cada mês. 
 

Pensando nisso, o sistema Golfleet Rastreamento fornece dados essenciais para o gestor controlar despesas com combustível, tais como:
 

  • Custo exato por quilômetro rodado;

  • Média de consumo por veículo;

  • Média de preço por litro e por tipo de combustível;

  • Possíveis fraudes e abastecimentos suspeitos;

  • Relação dos veículos que estão abaixo ou acima da média normal de consumo.
     

Um controle rigoroso e assertivo sobre o consumo de combustível é fundamental para operações mais baratas.
 

  1. Manutenção preventiva: como ajuda a reduzir gastos? 

Os veículos possuem suas peças interligadas e, para um funcionamento pleno, é necessário que todos os seus componentes apresentem uma condição operacional adequada.
 

Contudo, quando os veículos não passam por revisões constantes, uma peça danificada consegue causar prejuízos às outras e, como consequência, o estrago (e o gasto) é muito maior.
 

Então, para evitar imprevistos, adote a manutenção preventiva nos veículos de sua frota. A economia de recursos será expressiva, pois gastos emergenciais e consertos corretivos são muito mais custosos, não apenas financeiramente.
 

O sistema Golfleet permite o acompanhamento das revisões dos veículos, simplificando o trabalho do gestor. Isso o torna um sistema multiplataforma completo e simples e pode ser acessado de qualquer local, seja pelo computador, tablet ou celular.
 

Quer saber mais sobre esta ferramenta? Então entre em contato com o time da Golsat!