Whatsapp

Blog

Big Data e gestão de frotas: um guia para quem precisa de mais resultados com a frota

Blog

Big Data e gestão de frotas: um guia para quem precisa de mais resultados com a frota

27 de Setembro de 2021

Saiba tudo sobre Big Data e como essa área do conhecimento pode te ajudar no gerenciamento de frotas de forma mais eficiente.

Cuidar da frota de veículos é parte fundamental do serviço de quem trabalha com gestão, já que só é possível atender aos clientes quando os carros estão em dia e há procedimentos estabelecidos padronizando seu uso. 

Isso significa estar atento a questões de integridade, manutenção, boas práticas de direção, bem como questões estratégicas, como rotas, consumo de combustível e muito mais.

Dessa forma, todos esses cuidados fazem parte de uma gestão de frotas eficiente, independente se a empresa for de grande ou pequeno porte. 

É para gerir essas informações e cuidados que a tecnologia pode ser usada para favorecer a gestão de frotas. Um grande exemplo é a inovação do Big Data, que pode ser aplicada nesse contexto, impactando o trabalho da empresa, inclusive em pequenas empresas.

O emprego de novas técnicas e ferramentas é o futuro da gestão de frotas e todo gestor que visa o crescimento do seu negócio precisa conhecê-las.

Sabendo disso, reunimos neste artigo as principais informações sobre a gestão de pequenas frotas, sugerindo práticas de como otimizá-las. Além disso, você conhecerá o conceito de Big Data e as inovações que essa tecnologia pode levar para a empresa.

Boa leitura!

O trabalho de um gestor de frotas

Para que uma empresa consiga oferecer um serviço de qualidade e garantir a satisfação de clientes e colaboradores, um gestor de frotas qualificado se torna essencial. 

Esse profissional precisa estar atento a questões relacionadas aos gastos dos carros, bem como à organização dos veículos para atender a todos os serviços necessários. 

Em resumo, o papel do gestor de frotas é otimizar de maneira integral os processos que envolvem os veículos da empresa, como controlar os custos da frota, experiência do cliente, condições de trabalho dos motoristas e muito mais.

Qual o impacto dos gestores de frotas na empresa?

A gestão de frotas é um serviço que exige muita atenção e cuidado constante, e um dos principais motivos disso é o volume de trabalho.

Mesmo em empresas de pequeno porte, a quantidade de trabalho exigido para essa função é grande, e, muitas vezes, um gestor geral não pode se dedicar inteiramente a ela, já que ele possui outras responsabilidades dentro da empresa.

Além disso, ter um profissional voltado especificamente para esse setor pode trazer uma série de benefícios para o negócio. Confira:

Melhoria no fluxo de caixa

Quando acontece uma melhora nos indicadores da empresa e na gestão de recursos, o fluxo de caixa recebe um grande impacto positivo. Dessa forma, não é errado dizer que a lucratividade do negócio depende também de uma boa gestão de frotas.

Assim, estando sempre atento ao melhor uso dos recursos destinados aos veículos e levando em consideração a rentabilidade da empresa, o gestor de frotas possui um grande impacto para bons resultados no fluxo de caixa. 

Planejamento do uso de recursos

Para atingir o objetivo de aumentar a lucratividade, traçar estratégias em um planejamento de uso dos recursos é essencial. O mesmo vale para o controle dos gastos com veículos.

Assim, frotas de qualquer tamanho precisam de um bom planejamento financeiro, que inclui desde os gastos com o combustível até a previsão de custos com manutenção. 

Aproveitamento de todo o potencial da frota

Frotas pequenas, se administradas corretamente, podem ser muito produtivas e render bons frutos à empresa.

Mas isso depende das estratégias que o gestor traçará e das metas que são colocadas como objetivos. A gestão só consegue fazer isso quando tem total controle e ciência dos mais variados aspectos que envolvem o trabalho dos ativos. 

Para facilitar essa tarefa é, inclusive, recomendado o uso de softwares de telemetria ou rastreamento para a coleta de dados importantes sobre os carros.

Leia mais: Qual a tecnologia ideal para a minha frota? 

Decisões mais assertivas

Com os dados em mãos, o gestor pode tomar as melhores decisões para a frota, considerando suas necessidades, as metas que precisam ser alcançadas e os recursos humanos e financeiros disponíveis. 

Fazer as escolhas certas, baseadas em dados e informações exatas e concretas, é o segredo para o desenvolvimento e crescimento do negócio.

Como melhorar o desempenho de pequenas frotas?

Para ter crescimento e economia, mais do que acompanhar de perto o trabalho, o gestor precisa implementar planos de ação para melhorar o desempenho da frota.

Um dos primeiros pontos a serem trabalhados é a organização dos carros da empresa. Isso é fundamental para o trabalho de um gestor de pequenas frotas, pois garante que você tenha controle dos carros que estão sendo utilizados e quais estão disponíveis. 

Para evitar que a frota otimizada encareça o serviço, é altamente recomendado que o gestor realize supervisão e controle rigoroso de gastos. A atenção aos detalhes fará toda a diferença nesse momento, pois mesmo que a variação de qualquer valor pareça pequena, no somatório a diferença pode ser muito grande.

Dessa forma, para conseguir fazer um acompanhamento detalhado, a produção de relatórios periódicos com informações sobre o desempenho da frota durante os serviços e seus gastos vai criar um banco de dados e histórico que subsidiarão os planejamentos futuros.

Outra forma eficiente de otimizar os processos da frota e, consequentemente, melhorar seu desempenho é investir na delimitação de rotas. 

O trajeto percorrido pelos veículos possui muita influência sobre o seu rendimento, pois impacta na integridade dos carros, na frequência da necessidade de manutenção, no gasto com combustível e muito mais. 

Para saber se os veículos estão seguindo os trajetos pré-estabelecidos, o uso de um sistema de rastreamento é uma excelente ferramenta de apoio. Com ele, você consegue acesso a dados mais completos sobre toda a frota. 

Outra opção é um software de telemetria, que além das informações de rastreamento, traz indicadores mais avançados sobre o comportamento do condutor.

O que é Big Data?

Big Data é uma área do conhecimento que trata da coleta, organização e tratamento de dados, bem como busca formas de extrair o máximo de proveito possível deles. Essa tecnologia, como o próprio nome sugere, lida especialmente com um volume de dados grande demais para ser processado por meio de sistemas tradicionais.

Existem basicamente três conceitos fundamentais que compõem o Big Data. Eles são:

  • Volume: esse conceito é primordial para entender o que é Big Data. Ele se faz necessário justamente porque o volume de dados produzido não conseguiria ser processado da maneira correta em por um sistema comum.

  • Velocidade: além de processar os dados com uma velocidade superior aos sistemas tradicionais, o Big Data se destaca ao oferecer informações de forma contínua, em tempo real. Muitas empresas se beneficiam disso, pois as permite ter mais agilidade.

  • Variedade: o Big Data pode processar dados de diversos tipos e das mais variadas fontes. Tudo sem comprometer sua velocidade.

Por todos esses motivos, muitas empresas estão se abrindo para as vantagens que um sistema Big Data oferece.

Qual a importância do Big Data no gerenciamento de frotas?

O Big Data se destaca devido ao grande número de dados produzidos. Para que as empresas consigam realizar uma gestão eficiente, é fundamental a organização e tratamento correto dos dados, e isso vale inclusive para pequenas empresas.

Além de ajudar na gestão dos dados, um sistema de gestão que trabalhe com Big Data auxilia muito na redução de trabalhos antes feitos manualmente e otimiza o tempo da equipe, que se concentrará, então, nas informações colhidas para administrar a empresa com crescente assertividade.

Em suma, as principais vantagens que o gestor de frotas pode ter ao utilizar o Big Data são:

  • Análise precisa de dados sobre os veículos e seu desempenho;

  • Controle maior sobre a frota;

  • Acesso a informações que servirão como importante apoio às decisões da gestão;

  • Aprimoramento dos processos envolvendo a frota;

  • Maior controle sobre os custos e uso inteligente dos recursos.

Gostou deste artigo? Acesse nosso blog para mais conteúdos exclusivos!

 


 

Quer saber tudo sobre como potencializar os resultados da sua frota com a telemetria? Então acesse nosso eBook: