Conteúdo

24/08/2020

Terceirizar frota com telemetria pode ser o diferencial que a sua locadora precisa!

Terceirizar uma frota não só reduz custos da operação como também diminui as dores de cabeças dos gestores de frota. Por isso, não é à toa que o segmento de locação de frotas vem crescendo com o passar dos anos; e a previsão para este ano é que o faturamento do setor cresça 5%, segundo estimativa da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). Com a aumento da demanda, a concorrência entre locadoras tende a ficar ainda mais acirrada e um serviço diferenciado faz toda a diferença. 

Gestores de frotas buscam, cada vez mais, uma gestão mais estratégica e ferramentas capazes de otimizar a operação, como é o caso da telemetria. Sendo assim, uma ótima opção para as locadoras de veículos é oferecer o que o cliente precisa; o que no caso é uma frota terceirizada e com telemetria. Esse combo traz inúmeros benefícios não só para o gestor, mas também – e, principalmente – para as empresas do segmento de locação. 

Confira agora 3 razões para oferecer uma frota terceirizada com telemetria 

1 – RENTABILIDADE

É fato: o uso dessa tecnologia é capaz de reduzir comportamentos de risco dos condutores, trazendo mais segurança e reduzindo os custos com manutenções corretivas. Por isso, quando a locadora decide ofertar a telemetria junto a seus serviços de terceirização, a garantia de que os veículos retornem em melhor estado, com poucos reparos e manutenção a serem feitas é muito maior. Fator que resulta em uma melhor rentabilidade na revenda do veículo. 

2 – REDUÇÃO DE CUSTOS

Para o cliente que opta por terceirizar uma frota que já ofereça a telemetria, os custos podem ser ainda menores. “O potencial de redução de custos do cliente das locadoras pode chegar a 23% de seus custos atuais com abastecimento, manutenções corretivas e preventivas, pneus e multas de excesso de velocidade”, explica o gerente sênior de parcerias da GolSat, Claudio Medeiros. Esses números são atrativos para os clientes, que vêem no combo terceirização + telemetria mais oportunidades para a sua frota. 

3 – PODER DE RETENÇÃO DE CLIENTES

Como já dito, o segmento de locação de frotas está cada vez mais exigente e segundo Medeiros, “o diferencial da locadora estará no atendimento consultivo”,  o que torna a telemetria uma grande aliada dos locadores! Com a tecnologia, a locadora pode orientar e entregar melhores resultados para seus clientes, ampliando seu poder de retenção de clientes. 

Além disso, conhecer o histórico com informações de utilização do veículo garante melhores possibilidades na negociação, como um melhor preço ou tempo de garantia. 

FUNCIONALIDADES DA TELEMETRIA

Vale lembrar as funcionalidades da telemetria que contribuem com uma gestão de frotas estratégica: 

  • Realizar uma gestão por indicadores (km rodado, infrações, custos de combustível) por condutor;
  • Analisar os excessos de velocidade cometidos, inclusive por trecho da via;
  • Reduzir riscos de acidentes, número de sinistros e multas;
  • Avaliar o tempo de realização das viagens e distâncias percorridas;
  • Identificar infrações de aceleração e frenagem bruscas e curvas inadequadas;
  • Reduzir custos com manutenções corretivas;
  • Planejar manutenções preventivas e desmobilização da frota;
  • Saber o tempo parado do veículo com o motor ligado;
  • Reduzir custos com deslocamentos realizados dentro e fora do horário comercial;
  • Identificar condutores em operações que possuem pool de veículos;
  • Trabalhar com alertas personalizados, facilitando a comunicação entre o time. 

Consulte o time GolSat e saiba como a telemetria pode ser o diferencial que a sua locadora precisa!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *