Conteúdo

08/07/2020

Siderúrgica produtora de aço mostra como a telemetria trouxe uma redução significativa no número de acidentes da frota

Gestores de frotas lidam com diversos desafios diários, como altos custos com avarias e número de acidentes. Para mudar a realidade destes gestores, se faz necessário o uso de ferramentas que ajudem na hora da tomada de decisões e as tornem mais assertivas. 

Pensando nisso, a ArcelorMittal implantou a telemetria há três anos. A frota da siderúrgica é composta por 140 veículos destinados ao transporte de equipes, sendo que os carros são compartilhados para cerca de 600 condutores. No início, a ferramenta tecnológica assustou um poucos os condutores, que não viam a telemetria como uma grande aliada para sua própria segurança. Com o tempo e, principalmente, com os números apresentados pela equipe encarregada pela gestão, esse pensamento mudou. 

Em 2017, antes da instalação da ferramenta, o número de sinistros era de 64. Já em 2019, o total foi para 35 sinistros e o esperado para 2020 é que esse número seja ainda menor, com um total de 12 sinistros. A implantação da telemetria trouxe uma grande mudança na cultura de segurança da ArcelorMittal, mas não foram apenas os números de acidentes que tiveram uma redução expressiva. 

Com os dados fornecidos pela telemetria, a equipe de gestores da ArcelorMittal conseguiu atuar de maneira mais assertiva e reduzir os custos consideravelmente em relação ao consumo de combustível, tendo uma economia na casa dos 280 mil reais, e também uma redução de 25% nos gastos com avarias. 

“A telemetria nos proporcionou robustez e inovação à gestão de frotas”, conta Iury Dhefferson Martins Morais, Isabella Franciele Aquino Pinheiro, Alessandro Vieira Silva e Lucas Duarte Souza, que juntos formam a equipe responsável por 5 regionais da ArcellorMittal. “Foi capaz de prover um alto nível de segurança aos colaboradores, além de reduzir custos na operação, visto que nosso processo se tornou mais intolerante a falhas, beneficiando as tomadas de decisões e tornando-as mais assertivas”, completam. 

Conheça mais sobre os benefícios da telemetria para a sua frota! Mande um e-mail para contato@golsat.com.br a saiba como a nossa ferramenta vai fazer a diferença na sua operação. 


Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *