Conteúdo

22/03/2021

Com 100% da frota rastreada pela GolSat, a Agrofel reduziu em 25% o número de infrações

Em 2018, a empresa no ramo de agronegócio Agrofel decidiu investir em tecnologia para garantir a produtividade e a segurança da frota e dos condutores. Inicialmente, o gestor da área, Cristiano Gonçalves da Silva, escolheu 28 veículos para implantar a telemetria GolSat e, ao analisar relatórios diários de performance, desenvolveu uma política de frotas eficiente, baseada em indicadores de dirigibilidade. Colhendo ótimos resultados, em menos de dois anos a Agrofel estendeu a telemetria para 100% da frota da empresa, que hoje somam mais de 150 veículos – e com previsão de aumento para 2021. E os resultados continuam beneficiando o departamento, tornando as atividades mais produtivas e os condutores mais seguros.

O agro não para

Nem mesmo as paralisações econômicas provocadas pela pandemia do novo coronavírus afetou o agronegócio, segmento altamente relevante no Brasil. Na Agrofel, empresa do Grupo Ferrarin, no Rio Grande do Sul, a realidade não foi diferente. Perto de completar 44 anos de história, a gigante do agro possui mais de 40 filiais e utiliza a frota – que é própria – para atender agricultores no estado.

“Percebemos que a telemetria seria essencial para ajudar a entender o comportamento de cada condutor. Dirigir é uma ação complexa e precisamos de alguns dados para que nossas informações e ações possam trazer êxito em nossos indicadores mensais e sobretudo na segurança”, comenta Silva.

E ele tem razão. De acordo com o Relatório Anual Seguradora Líder – DPVAT 2020, o ano passado somou 33.530 mortes em decorrência de acidentes no trânsito. Além disso, o documento aponta que 210.042 pessoas ficaram inválidas permanentemente, também vítimas do trânsito brasileiro.

Com um trabalho desenvolvido em parceria com a GolSat, a Agrofel elaborou uma rotina de relatórios automáticos e diários, com informações fundamentais para auxiliar na gestão da área comercial, “sempre focando na segurança de nossos condutores e na melhora de nossos indicadores da frota”, afirma o gestor. Com mais de 150 veículos leves, 100% da frota da empresa é rastreada.

Resultados promissores

Ao atuar embasado nos relatórios da GolSat, o departamento de frotas da Agrofel obteve uma redução de mais de 25% nos números de infrações cometidas pelo time de campo, como excessos de velocidade e utilizações indevidas. “Houve uma grande melhora nos indicadores comportamentais”, comemora Cristiano Gonçalves da Silva. “Nosso maior benefício é garantir que nossos condutores cheguem no final do dia em suas casas junto a suas famílias”.

Futuro

“Com informações precisas e relatórios automatizados podemos em conjunto com a área comercial reforçar nosso slogan: Produtividade com Segurança”, reafirma o gestor. Para ele, é essencial que toda a cadeia envolvida na frota participe das decisões para viabilizar os resultados. “É essencial entendermos nossos processos e mapearmos quais são nossas necessidades fundamentais, pois os recursos da telemetria são amplos. É extremamente importante para o sucesso deste projeto o engajamento de todos e das áreas envolvidas e sobretudo o apoio da Diretoria”, conclui Silva.

Quer saber como a telemetria pode tornar a sua frota mais produtiva e segura? Converse com o nosso time comercial e conheça nossos relatórios de gestão.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *