Whatsapp

Blog

Como o rastreamento vai alavancar a redução de custos com frotas?

Blog

Como o rastreamento vai alavancar a redução de custos com frotas?

12 de Agosto de 2021

Entenda como utilizar a ferramenta certa de rastreamento pode ajudar na redução de custos na gestão de frotas de maneira prática na sua empresa!

 

Dentre os muitos desafios de uma empresa que trabalha com gestão de frotas, um dos maiores é sem dúvidas o alto custo operacional. Os carros, sua manutenção, combustível, eventuais peças defeituosas e multas de trânsito. 
 

Tudo isso pode acabar pesando muito no orçamento no final do mês, especialmente se a gestão não sabe como cortar os gastos desnecessários.
 

Justamente por isso muitas empresas estão se modernizando e descobrindo novas soluções para otimizar o tempo de trabalho e os custos operacionais da empresa como um todo, incluindo a frota.
 

As tecnologias que mais estão se destacando são o rastreamento de frotas veicular e telemetria.
 

Esses softwares oferecem às empresas que possuem frotas de veículos, uma série de ferramentas e funcionalidades desenvolvidas especialmente para as necessidades desses negócios, sabendo inclusive que um dos principais problemas a ser enfrentado pelos gestores são os altos custos de manutenção e operação.
 

Por isso, a concepção do sistema inclui soluções para os mais diversos problemas que consomem recursos das empresas, facilitando o acompanhamento do gestor, permitindo que ele tenha uma visão 360º das operações e variáveis que acabam impactando na receita.
 

Para saber mais sobre como o rastreamento vai te ajudar, continue lendo este artigo!
 

Qual a importância do rastreamento de frotas para a gestão de custos?
Quais pontos podem transformar a gestão de custos a partir do uso de um sistema de rastreamento?
Mensuração do desempenho dos motoristas
Otimização das rotas e menos gastos com manutenção e combustível
Aumento da segurança com o rastreamento dos veículos
Melhora da postura da empresa diante de imprevistos
Melhorias no desempenho da equipe
 

Qual a importância do rastreamento de frotas para a gestão de custos?

O rastreamento da frota é uma atividade essencial para gestão de todo o trabalho que a empresa oferece. Isso porque esse é um ponto que atinge toda logística e os grupos envolvidos com a sua frota.
 

Existem muitas questões relacionadas ao uso dos carros da companhia que precisam ser monitoradas para evitar prejuízos. 

 

Controle sobre o consumo de combustível e indicadores importantes, como o de rodagem e o de velocidade, por exemplo, afetam diretamente o financeiro e por isso precisam ser observados de perto. Tarefa esta que se torna muito mais fácil com um software de rastreamento.
 

Além disso, utilizar um sistema do tipo implica em uma economia de tempo e de energia considerável, uma vez que o sistema irá realizar boa parte do trabalho que antes seria manual, permitindo que a equipe possa se concentrar em questões mais estratégicas para o negócio.
 

Essa mudança de postura se reverte em melhorias gerais nos resultados da empresa, afinal mais planejamento estratégico significa melhor colocação no mercado através da aplicação de boas práticas que tornam o atendimento ao cliente mais eficiente.
 

No fim das contas, a opinião dos clientes é bem importante para o sucesso da empresa e sua lucratividade. Afinal o serviço aumenta proporcionalmente ao número de consumidores satisfeitos. Se sabem que seu negócio cumpre com excelência o que promete, voltarão a contratá-lo.
 

Mas falando especificamente sobre os custos da empresa, acompanhe a seguir os pontos que mais irão se beneficiar com o rastreamento, impactando positivamente na economia do negócio.
 

Leia também o artigo:
 

Quais pontos podem transformar a gestão de custos a partir do uso de um sistema de rastreamento?

O impacto do uso de softwares de rastreamento se estende em diversos setores da empresa, principalmente o financeiro, pois se desdobram em mais economia de gastos, especialmente sobre a frota, que é o núcleo operacional de um empreendimento que conta com uma frota de veículos para realizar seu trabalho.
 

Confira a seguir os principais benefícios:
 

Mensuração do desempenho dos motoristas

O comportamento dos condutores possui um peso muito grande na qualidade do serviço e na produtividade da empresa. Afinal, os processos só ocorrem porque eles estão ao volante.
 

Sabendo disso, se faz muito importante o acompanhamento de perto do trabalho desses profissionais, a fim de manter os níveis de qualidade e eficiência sempre altos, com os custos menores possíveis.
 

O rastreamento de frotas é um aliado poderoso nessas horas, pois permite organizar de forma sistêmica e prática quais motoristas estão na estrada, qual o trajeto estipulado, se estão seguindo o caminho planejado, quanto tempo vão demorar, quanto de combustível é preciso, quais as condições atuais das ruas e estradas, e até se o motorista está dirigindo com excesso de velocidade, por exemplo.
 

Com todos esses dados em mãos, o gestor consegue monitorar de forma efetiva o desempenho do motorista durante as operações, além de poder tomar as melhores decisões no caso de algum problema acontecer no meio do caminho.
 

Otimização das rotas e menos gastos com manutenção e combustível
 

Um bom gestor sabe do tamanho da influência das rotas nos custos da frota de sua empresa. 
 

Trajetos que passam por estradas em mau estado de conservação, por exemplo, deterioram o carro a longo prazo. E dependendo do quão ruim estão, podem inclusive causar danos instantaneamente ao veículo, como um pneu furado, ou serem motivo de acidentes na via.
 

Além dos custos com a manutenção da frota, rotas não otimizadas, com trajetos excessivamente longos, gastam mais combustível. Isso consome mais ainda os recursos da empresa.

O sistema de rastreamento permite trabalhar na otimização do trajeto, planejando o deslocamento para que seja rápido, evitando ao máximo vias congestionadas ou mal asfaltadas. E o gestor pode acompanhar o carro em tempo real para ter acesso a detalhes da posição do veículo em relação à rota, além de informações como a velocidade do carro e muito mais.
 

Graças a essas funções, todos esses benefícios são percebidos facilmente no cotidiano do trabalho e o impacto do rastreamento nas finanças da empresa pode ser sentido rapidamente.

Aumento da segurança com o rastreamento dos veículos

A segurança é um tópico que precisa sempre ser levado em consideração por um gestor de frotas. Nós, da Golsat, levamos esse assunto muito a sério e por isso não poderíamos deixar de destacar como um sistema de rastreamento é importante para oferecer mais segurança para sua equipe.

Algumas empresas têm seus orçamentos comprometidos devido ao roubo de veículos. Com o gerenciamento constante da frota, o gestor conseguirá acompanhar as rotas de seus veículos e, em caso de roubo, contar com funcionalidades para a recuperação do mesmo, como acompanhamento em tempo real e bloqueio do carro de forma imediata, progressiva ou segura. 

 

É mais segurança tanto para o próprio motorista, que poderá ser socorrido se algo acontecer, quanto para a empresa, que poderá zelar pelos seus colaboradores e pela integridade dos seus equipamentos e bens físicos.
 

Melhora da postura da empresa diante de imprevistos

Imprevistos acontecem. Isso é normal e faz parte de qualquer serviço. Obviamente, tentamos evitá-los ao máximo. Mas quando isso não é possível a empresa precisa saber como se portar para que não tenha prejuízos com os clientes, nem com a frota dependendo da situação.

Toda empresa almeja o crescimento. No caso de empresas com frota própria, a expansão dos negócios geralmente é acompanhada do aumento da frota, que quanto maior, mais atenção exige.

O rastreamento dos veículos permite um controle muito maior do gestor sobre eles, e como as informações são atualizadas em tempo real, a resposta da empresa sobre qualquer problema é muito mais rápida, pois o gestor tem os dados em primeira mão e pode tomar decisões ágeis e estratégicas. 

E muitas vezes nesse ramo vale a máxima: tempo é dinheiro. Muito dinheiro.

Portanto, o rastreamento ajuda a gestão na resolução mais ágil de dificuldades que venham a acontecer.

Melhorias no desempenho da equipe
 

A tecnologia se desenvolve cada vez mais para nos auxiliar em nosso cotidiano, tanto na esfera da vida privada quanto na vida profissional. As soluções disponíveis no mercado atualmente são das mais diversas e diferente do que muitos pensavam a anos atrás, isso não necessariamente significa que a máquina substitui o homem.

A realidade que vemos nas empresas é: softwares inteligentes facilitando processos antes burocráticos e eliminando serviços braçais para que a equipe possa usar seu tempo e energia no campo estratégico, a fim de melhorar o serviço oferecido pelas companhias e alavancar seu crescimento, auxiliando na redução de custos nos mais diferentes setores do negócio.
 

Essa é a realidade também das empresas que contam com frotas de veículos para desenvolver seu trabalho, que tem uma redução significativa nos gastos graças à otimização do trabalho da equipe e ao corte de processos burocráticos. 
 

Questão que toma muito tempo e recursos da equipe gestora, principalmente do administrativo e financeiro.
 

Conclusão

Contar com a tecnologia certa ajuda gestores de frotas a tomar decisões mais assertivas que impactam diretamente na diminuição de custos. 
 

Entre em contato com nossa equipe e conheça todas as vantagens de contar com o Golfleet rastreamento na prática!