Whatsapp

Blog

Conheça as principais metas na gestão de frotas para ter sucesso em 2022

Blog

Conheça as principais metas na gestão de frotas para ter sucesso em 2022

06 de Janeiro de 2022

Saiba como planejar seu gerenciamento de frotas leves para alcançar o sucesso em 2022, com metas claras e foco na segurança dos condutores e na redução de custos.

 

 

O ano novo começou cheio de oportunidades para quem realmente estiver focado em seus objetivos. Por isso, é hora de organizar suas promessas para 2022! E não estamos falando sobre fazer mais exercícios, aprender um novo idioma ou viajar mais. 

 

Pelo contrário: nosso assunto aqui são metas para o sucesso na sua gestão de frotas em 2022.

 

Afinal, todo mundo já cansou de ouvir que quem não planeja onde quer chegar, não chega em lugar nenhum. Mas hoje vamos sair do senso comum e ir mais longe: vamos te mostrar quais são os principais pontos que você precisa planejar se quiser terminar 2022 com resultados muito melhores do que os de 2021.

 

Nossa conversa vai ter de tudo: desde segurança dos condutores até economia de combustível. Então chega de enrolar e vamos ao assunto! Conheça os 12 objetivos e metas para o sucesso na gestão de frotas leves:

 

Conseguir acompanhar de perto todos os veículos da frota
Reduzir os custos com combustível
Ter menos acidentes durante o trabalho da frota
Ter total controle da frota com uma gestão baseada em dados
Deixar toda a gestão alinhada com sua Política de Frotas 
Aumentar a satisfação dos condutores
Reduzir comportamentos de risco na condução dos veículos
Adquirir veículos novos com o melhor custo-benefício
Gastar menos com multas de trânsito
Proteger a frota contra o roubo de veículos
Ter mais manutenções programadas e menos manutenções de emergência
Inovar a gestão de frotas com tecnologia e inteligência

 

Conseguir acompanhar de perto todos os veículos da frota

Pare para pensar agora e se pergunte: você sabe onde estão todos os veículos da sua frota neste momento?

 

Se você achou essa pergunta complicada, tenho más notícias: vai ser difícil manter sua frota competitiva em 2022. Afinal, uma gestão eficiente depende de um acompanhamento de perto, tanto para garantir a segurança de seus condutores quanto para reduzir custos.

 

Então essa pode ser sua primeira meta de 2022: buscar uma forma de saber onde seus veículos estão durante todo o trajeto, com visão de rotas, definição de áreas de controle e indicadores de rodagem.

 

E nós temos uma dica para te ajudar a dar o primeiro passo para alcançar essa meta: com um sistema de rastreamento de qualidade, você consegue resolver esse desafio com facilidade.

 

 

Reduzir os custos com combustível

Agora pegamos em um ponto dolorido, não é? O aumento do preço de combustível em 2021 foi um problema sério para muitas frotas, tanto pequenas quanto grandes. E é difícil prever se a situação vai se estabilizar em 2022.

 

Por isso, é preciso trabalhar com foco no controle e na economia de combustível. Reduzir os gastos nesse setor é uma excelente meta para este ano!

 

Temos algumas dicas para isso:

  • Estabelecer rotas otimizadas para a frota;

  • Capacitar os condutores para reduzirem o consumo de combustível;

  • Reavaliar a utilização de veículos que consomem muito;

  • Revisar a situação dos veículos e evitar falhas que aumentam o consumo;

  • Contar com tecnologia para mensurar os gastos, lidar com comportamentos problemáticos e otimizar a frota.

 

Leia mais: Como ter controle e economia de combustível na gestão de frotas leves?

 

Ter menos acidentes durante o trabalho da frota

A segurança de seus condutores precisa estar em primeiro lugar, seguida de perto pelo cuidado com seus veículos. Evitar acidentes é uma excelente maneira de zelar pelos dois.

 

Por isso, coloque na ponta do lápis o número de acidentes que sua frota enfrentou em 2021 e tenha como meta para 2022 reduzi-lo drasticamente.

 

Há algumas medidas importantes para alcançar esse objetivo e podemos começar mantendo em dia a manutenção dos veículos, pois falhas mecânicas podem ser responsáveis por grandes acidentes.

 

Complemente essa estratégia com a capacitação de seus condutores para ajudá-los a ter uma direção mais defensiva. Além disso, acompanhe o trabalho deles com a telemetria, para identificar possíveis comportamentos de risco, afinal, a grande maioria dos acidentes acontecem por falha humana, como o uso de celular e excesso de velocidade.

 

Se você quer saber como isso vai funcionar, é possível se inspirar em um dos casos de sucesso do Golfleet Telemetria: Programa de Segurança da Zoetis reduz acidentes por meio da telemetria.

 

Ter total controle da frota com uma gestão baseada em dados

Não é novidade para ninguém: a tecnologia está se tornando cada vez mais importante na gestão de frotas leves. O futuro é de quem tem uma gestão inteligente, focada em dados e eficiência.

 

Uma frota baseada em dados:

  • Gasta menos com combustível e manutenção;

  • Reduz os riscos para os condutores;

  • Aumenta a vida útil dos veículos;

  • Evita comportamentos de risco;

  • E mais!

 

Nesse contexto, sua gestão pode começar a explorar a tecnologia de Big Data: uma inovação focada em coletar, organizar e utilizar grandes volumes de dados, com o objetivo de extrair os melhores resultados a partir deles.

 

Se interessou? Então leia mais: Big Data e gestão de frotas: um guia para quem precisa de mais resultados com a frota.

 

Deixar toda a gestão alinhada com sua Política de Frotas 

A Política de Frotas precisa ser o coração da sua gestão. Ela é a responsável por definir as boas práticas para condutores, colaboradores e gestores, além de prever problemas, soluções e oportunidades.

 

Então, se você ainda não conta com essa vantagem, é hora de descobrir como criar uma Política de Frotas leves!

 

Agora, se você já tem as suas políticas, o próximo passo para 2022 é garantir que elas sejam seguidas de perto por todos. 

 

Reúna sua equipe, apresente a política, deixa-a acessível para todos e lidere pelo exemplo, usando-a como principal guia para toda a gestão.

 

Aumentar a satisfação dos condutores

Os condutores precisam ser os maiores aliados do gestor de frotas leves. Afinal, o sucesso de sua gestão depende do trabalho deles.

 

Por isso, em 2022, busque estratégias para deixá-los satisfeitos com o trabalho e com a empresa. Um conjunto de medidas simples pode aumentar a produtividade, reduzir fraudes, garantir a retenção de talentos e muito mais. Alguns exemplos são:

 

  • Demonstrar constantemente que a gestão valoriza o trabalho dos condutores;

  • Oferecer prêmios e compensações para quem alcançar as metas;

  • Cuidar bem dos veículos para oferecer conforto aos condutores;

  • Oferecer segurança com um sistema de rastreamento, ou um sistema de telemetria veicular.

 

Reduzir comportamentos de risco na condução dos veículos

Se você quer mais segurança e menos custos na gestão de frotas, uma meta importante para 2022 é diminuir a condução problemática dos veículos.

 

Para isso, você precisa de um sistema que acompanhe a condução, com coleta dos dados que permitam identificar comportamentos de risco. Assim, fica muito mais fácil para o gestor conversar com sua equipe e resolver essas demandas pontualmente e com eficiência.

 

Quer saber como funciona um sistema desses? Então conheça o Golfleet Telemetria.

 

Adquirir veículos novos com o melhor custo-benefício

Outra boa meta para 2022 é atualizar a frota. Afinal, veículos novos consomem menos combustível, aumentam a segurança dos condutores, melhoram os resultados, reduzem a perda de tempo e muito mais.

 

No entanto, é preciso ter inteligência nesse momento. Nada de comprar qualquer veículo que possa parecer interessante para sua frota. 

 

Pelo contrário: faça uma pesquisa completa para descobrir qual é a melhor opção para a empresa. Compare o custo dos veículos, o consumo de combustível e o preço das manutenções preventivas. Assim, você terá mais segurança para comprar com o melhor custo-benefício.

 

  • A Golsat pode te ajudar com isso. Preparamos um comparador com alguns dos veículos mais procurados em 2021. Confira: Comparador de veículos Golsat.

 

Gastar menos com multas de trânsito

As multas também são um sério problema para gestores de frotas. Elas geram custos desnecessários, podem acabar impossibilitando o trabalho do condutor (se sua carteira for cassada) e ainda são sinais de uma condução de risco.

 

Por isso, uma boa meta para 2022 é encontrar estratégias para reduzir custos com multas. 

 

Comece avaliando os números de multas que sua frota teve durante 2021, identifique as principais rotas com problemas e converse com seus condutores sobre o assunto.

 

Se quiser facilitar o processo e aumentar os resultados, conte com acompanhamento e rastreamento de veículos para reduzir custos com multas.

 

Proteger a frota contra o roubo de veículos

Um risco sério para a gestão de frotas é o roubo de veículos. Além do custo para repor o automóvel, o gestor ainda sofre com menos produtividade enquanto o condutor está parado.

 

Por isso, é preciso contar com tecnologia para reduzir o risco, evitando rotas problemáticas, estabelecendo áreas de controle, lidando com comportamentos de risco e desenhando estratégias para proteger sua frota e lidar com o roubo de carros.

A manutenção preventiva reduz gastos inesperados, aumenta a segurança dos condutores e otimiza o tempo e a produtividade para todos.

Ter mais manutenções programadas e menos manutenções de emergência

Você tem um cálculo de quanto sua gestão de frotas leves gastou com consertos de emergência para seus veículos? Ou, pior: você sabe quanto sua empresa deixou de ganhar com os veículos parados para conserto?

 

Não precisamos nem te dizer como é um desafio grande para a frota inteira quando um veículo tem problemas mecânicos e precisa ficar “de molho” na oficina.

 

Mas outra coisa que não precisamos te dizer é que existe uma forma de reduzir esses problemas drasticamente: a manutenção preventiva.

 

Com a revisão de carros periódica e programada, você reduz o risco de acidentes, economiza nos consertos de emergência, aumenta a vida útil dos veículos e ainda evita que eles fiquem indisponíveis de surpresa. Afinal, a revisão é planejada e tende a ser mais rápida.

 

Inovar a gestão de frotas com tecnologia e inteligência

No decorrer das dicas e metas para 2022 que conversamos até agora, existe um detalhe que faz total diferença em todas as situações: a tecnologia.

 

Uma gestão tecnológica, inteligente e bem organizada reduz acidentes e multas, oferece segurança e satisfação aos condutores, ajuda a alinhar a Política de Frotas, facilita na aquisição de novos veículos e muito mais.

 

Ou seja: um sistema de telemetria veicular tem tudo para potencializar os resultados no seu gerenciamento de frotas. 

 

Quer saber mais? Então conheça o sistema da Golsat: