Whatsapp

Blog

Grandes estratégias para pequenas empresas: confira 5 dicas para otimizar sua gestão de frotas!

Blog

Grandes estratégias para pequenas empresas: confira 5 dicas para otimizar sua gestão de frotas!

13 de Outubro de 2021

Saiba como essa ferramenta pode alavancar a redução de custos na gestão de frotas da sua empresa de modo certeiro.

Você tem um pequeno negócio e deseja mais eficiência na gestão de frotas? Foque em grandes estratégias para pequenas empresas e ofereça mais segurança para o seu motorista e assertividade para o seu empreendimento!

 

Em primeiro lugar, você precisa saber que não importa se a sua empresa é de grande, médio ou pequeno porte, o gerenciamento de frotas é fundamental para o seu sucesso. 

 

Mais do que a manutenção e o controle de gastos e rotas dos veículos, essa técnica é responsável por certificar a segurança de milhares de motoristas que diariamente trabalham conectando oportunidades nos cantos mais remotos do nosso Brasil.

 

Entretanto, a verdade é que manter uma frota organizada e em pleno funcionamento não é uma tarefa tão fácil assim, pois temos muitas variáveis a considerar e há sempre problemas que atormentam os gestores, como:

  • multas;

  • roubos;

  • altos custos;

  • abastecimentos;

  • baixa produtividade. 

 

A boa notícia é que a modernização da indústria trouxe muitos benefícios para todos os setores. Além de produtos de maior qualidade e mais inovadores, também tivemos melhorias em métodos e processos de controle, que ajudam a minimizar esses impasses.

 

O carro-chefe de qualquer negócio é a praticidade. Um sistema bem pensado, organizado e programado com todos os cuidados necessários traz a assertividade que precisamos no dia a dia.

 

Além de assertividade, outro diferencial importante é a segurança e qualidade de trabalho que o seu parceiro e colaborador precisa para continuar vestindo a camisa do time.

 

Por isso, hoje vamos falar sobre estratégias eficientes de verdade para melhorar a gestão da sua frota! Acompanhe este artigo que vai simplificar as melhorias na performance de frota que o seu negócio precisa.

 

Por que investir na gestão de frota?
5 dicas para otimizar a frota da sua pequena empresa

 

Planejar o futuro com base nos indicadores passados é fundamental!
Prefira sempre a manutenção preventiva
Invista em tecnologias aliadas à produtividade e segurança
Invista em soluções de rastreamento na sua gestão de frotas
Equipe treinada = performance melhorada!
Conte com quem entende do assunto!

 

Por que investir na gestão de frota?

É fundamental que, antes de tudo, a gente sempre relembre a importância de investir em novas tecnologias que otimizem a gestão das frotas. 

 

Se você acompanha nosso blog, já sabe que atuar nessas melhorias em sua pequena empresa é ter uma visão estratégica, e que as vantagens são muitas. 

 

Alguns importantes pensadores diziam que tempo é dinheiro. No atual cenário competitivo, a verdade é que, quanto maior a agilidade, melhor conseguimos aproveitar nossos recursos e, dessa forma, aumentar os nossos resultados e lucros.

 

Investir em otimização de frota, seja em trabalhos manuais ou em tecnologias, é trabalhar pela eficiência e rapidez do serviço que prestamos e, por consequência, fidelizar o nosso cliente.

 

Outro ponto chave é a prevenção de acidentes. As tecnologias de gestão de frotas permitem coletar e observar informações mais técnicas, como freadas bruscas, ultrapassagens indevidas, alta velocidade, batidas e outras situações parecidas. 

 

Com esse leque de informações, é possível analisar quais condutores dirigem com mais periculosidade e, assim, orientá-los de forma a reduzir comportamentos inseguros e preservar vidas e o bem-estar da equipe. De bônus, você estará melhorando o serviço oferecido através do aprimoramento dos seus condutores. Todo mundo sai ganhando!

 

Além disso, tendo esse controle, é possível estipular com mais precisão o consumo de combustível e reduzir custos excessivos com situações incômodas, como desvios de rotas desnecessários, a partir da melhora no planejamento dos destinos.

 

Visto isso, se você realmente quer realizar uma gestão mais do que inteligente, e sim GENIAL da sua frota, continue a leitura e confira algumas dicas de como colocar tudo que conversamos até agora em prática!

 

5 dicas para otimizar a frota da sua pequena empresa 

 

Planejar o futuro com base nos indicadores passados é fundamental!

Quando falamos em planejar, é sobre planejar de verdade, com base em indicadores reais. Avalie os dados dos anos anteriores cuidadosamente e, depois, reflita sobre as seguintes perguntas:

  • Quais modelos de veículos na minha frota são mais econômicos e possuem manutenção mais barata? Qual o melhor custo benefício?

  • Quais os condutores que cometem menos infrações? Ou seja, quais são os que dirigem com mais cuidado, resultando em um menor desgaste do carro? 

Quando encontrar a resposta, encontre também uma forma de os motivar ainda mais! Assim, os outros colaboradores também serão incentivados a tomar mais cuidado na condução dos veículos.

 

Feito isso, observe o planejamento de rota. Verifique se é possível fazer ajustes logísticos de modo a melhorar a agilidade e proporcionar mais economia para a sua empresa.

 

Por fim, ficar de olho em reduzir os custos da frota também faz parte do planejamento! Controle os custos por viagem e por quilometragem rodada, observe a depreciação de cada veículo da frota, e também os custos com manutenções preventivas e corretivas, os sinistros e o valor dos seguros. 

 

Assim, é possível mensurar os seus gastos com base em indicadores reais.

 

Já parou para calcular se a sua frota pode reduzir o consumo?

 

Prefira sempre a manutenção preventiva

Você já deve ter ouvido falar que o barato sai caro. É verdade, sai mesmo! 

 

Por isso, aposte na manutenção preventiva. Como o próprio nome sugere, esse método procura evitar que o automóvel falhe, diferente da corretiva, que atua para solucionar um problema já existente que, por consequência, custa mais caro. 

 

Dessa forma, é possível manter o veículo sempre em ótimo funcionamento e sem interrupções inesperadas que prejudicariam o andamento dos trabalhos. 

 

Se tempo é dinheiro, a melhor forma de economizar as duas coisas é inserir a manutenção preventiva no calendário da sua frota! 

 

Além disso, também é muito importante ficar de olho no ciclo de vida e na depreciação de cada veículo. É melhor fazer a troca antes que comecem a proporcionar prejuízos mais altos.

 

E aí, você já marcou as revisões?

 

Invista em tecnologias aliadas à produtividade e segurança

A internet interliga todos nós e tudo ao nosso redor, não é? A Indústria 4.0 mostrou que associar todo o processo produtivo traz benefícios e deixa o todo muito mais eficiente. 

 

Então, por que não utilizarmos uma rede como método de gestão de frotas?

 

Pense na Fórmula 1. Quando assistimos, podemos acompanhar tudo o que o carro tem em funcionamento, desde a carga da bateria do sistema híbrido, a temperatura do motor, pneus e os desgastes, freios, peças quebradas e muito mais. 

 

Nós, meros mortais, ao assistirmos ao esporte, nos maravilhamos em poder acompanhar tudo de perto. Do lado de cá, podemos nos beneficiar dessa tecnologia, com a telemetria e o rastreamento. Se esses sistemas ajudam uma equipe a ganhar uma corrida, também podem ajudar a otimizar a gestão de qualquer frota.

 

O objetivo não é vigiar os funcionários, mas conseguir melhorar a performance da frota, com segurança para quem dirige e com assertividade no resultado final. 

 

Não acredite que investir em tecnologia é só para frotas grandes, de grandes empresas. Pensar grande e traçar grandes estratégias também é essencial para pequenas empresas! 

 

Por isso, invista em ferramentas focadas em analisar em tempo real sua frota, para assim melhorar seus resultados e a qualidade de trabalho dos seus colaboradores.

 

Ainda no âmbito da tecnologia aliada à produtividade, é interessante adaptar sua frota ao uso de cartões automáticos de pedágio. 

 

Essa automação otimiza o tempo do motorista e evita o gasto de tempo em filas, que ainda pode levar o condutor a um estresse maior. Outra informação muito importante: alguns desses serviços proporcionam descontos.

 

Invista em soluções de rastreamento na sua gestão de frotas

Você sabia que ter um sistema que permite o rastreamento da sua frota pode ser muito positivo para evitar e prevenir possíveis fraudes, danos aos veículos e problemas com o uso indevido de veículos da empresa?

 

Com o rastreamento, é possível acompanhar em tempo real o deslocamento dos veículos e, assim, garantir a segurança dos condutores e solucionar com mais assertividade alguns incômodos, como roubos, por exemplo. 

 

Quando você sabe onde cada veículo da sua frota se encontra, é mais fácil destinar socorro ao local!

 

Além disso, é possível contabilizar a quilometragem feita em cada período do dia, a fim de evitar fraudes que podem ser um dos gargalos da sua empresa quando o assunto é economia de combustível.

 

Leia mais: Rastreamento pode ser um bom aliado do gestor na redução de custos

 

Equipe treinada = performance melhorada!

Treinar o seu time é fundamental para alinhar a equipe, seja qual for a área. Invista em treinamentos para contribuir com o desempenho dos colaboradores no trabalho, para conscientizá-los sobre segurança no trânsito, otimizar as entregas e buscar sempre os melhores resultados. 

Seu cliente não será fidelizado se apenas o seu produto for de alta qualidade: a equipe toda precisa ser.

 

 

Conte com quem entende do assunto!

Uma empresa com expertise na otimização de frotas, é capaz de auxiliar você e a sua equipe a modernizar a gestão de modo com que ela se torne muito mais eficiente, oferecendo um rendimento maior à empresa e uma segurança maior ao motorista. 

 

Nós nascemos para ser mais do que uma empresa que oferece soluções para a otimização de gestão de frotas: nascemos para andar lado a lado com a sua equipe. 

 

Quer saber mais sobre rastreamento na gestão de frotas e como ele pode melhorar os resultados em pequenas e médias empresas? Então acesse nosso eBook: