06 dezembro, 2023por golfleet
Tempo de leitura: 7 minutos

Tecnologia para gestão de frotas muda o cenário da Cargill e entrega resultados sólidos

Saiba mais sobre o case de sucesso da Cargill na gestão de frotas e como isso promoveu avanços em sustentabilidade e segurança na empresa.

capa

Bom, as responsabilidades do profissional que está à frente da gestão de frotas são diversas. Segurança, comportamento do condutor, custos, parte operacional, qualidade dos serviços prestados e controle de infrações são apenas algumas das demandas inerentes ao setor.

Agora, vamos imaginar a realidade dessa multinacional com cerca de 155.000 funcionários e presente em 70 países. Uma imensa demanda, não é mesmo?

Estamos falando da Cargill, que há mais de 155 anos oferece serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Hoje, vamos abordar como a companhia conquistou seu case de sucesso na gestão de frotas com o Golfleet como aliado.

Um compromisso para além da gestão de frotas
Segurança em primeiro lugar na gestão de frotas da Cargill
Conheça mais sobre o sistema de telemetria da Golfleet

CTA

Um compromisso para além da gestão de frotas

Empresa que nasceu com o propósito de nutrir as pessoas e hoje é uma das maiores indústrias alimentícias do mundo, a Cargill soma mais de um século e meio de história desde a primeira fábrica fundada na cidade de Conover, Iowa, nos Estados Unidos.

Tudo começou com um pequeno armazém de grãos adquirido pelo jovem William Wallace Cargill, em 1865, e, até se tornar a maior empresa de capital privado do mundo, foi preciso vencer algumas situações adversas da história: crises internacionais, graves crises econômicas e duas guerras mundiais logo nos seus primeiros anos de existência.

Valores compartilhados

Na Cargill, são os relacionamentos que constroem a identidade da empresa. Cada colaborador carrega em seus conhecimentos, habilidades e vivências a expertise de negócio que garante a eficiência e o crescimento da companhia.

Por isso, a multinacional valoriza o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um e reconhece sua dedicação e empenho por meio de diversas ações de atração, capacitação e retenção de talentos.

🔔 Sugestão de leitura: Capacitação e gestão de frotas: quais são os cursos acadêmicos para profissionais da área?

No Plano de Desenvolvimento de Performance, o departamento de Recursos Humanos acompanha de perto a evolução de cada profissional, estimulando o diálogo e o alinhamento constante entre colaboradores e gestores.

Aliás, quando se fala em liderança, a Cargill também oferece suporte para o profissional em diversas fases de sua carreira com o objetivo de formar líderes do presente e do futuro.

Cuidar das pessoas está no DNA da multinacional e isso também se reflete em projetos que visam oferecer maior qualidade de vida para seus colaboradores, incentivando a prática de esporte, atividades socioculturais, saúde e bem-estar.

Avanços em sustentabilidade

Desde que chegou ao Brasil, a empresa sempre esteve comprometida com questões ligadas ao desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente.

Como resultado, foi criada a Fundação Cargill, no ano de 1973, para fomentar o desenvolvimento do potencial agrícola do país por meio do desenvolvimento de publicações de cunho acadêmico.

Em resumo, voltadas para as ciências agrárias, com temáticas sobre tecnologias para a produção de alimentos, prevenção e combate a doenças e métodos inovadores de uso responsável dos recursos naturais.

Somente em 2016, a Fundação Cargill desenvolveu 24 iniciativas em 35 cidades do Brasil, que beneficiaram mais de 31 mil pessoas.

Os resultados foram obtidos por meio da realização de projetos próprios, como o  “De grão em grão”, apoio a outras ações e parcerias estratégicas.

Além disso, os avanços na área de sustentabilidade reforçam o compromisso da Cargill em promover ações para melhorar o uso do solo, reduzir os gases do efeito estufa e proteger as florestas.

Em 2015, quando lançou sua Política para Florestas, oficializou o compromisso de proteger as áreas de maior biodiversidade do planeta e se comprometeu a reduzir o desmatamento em toda a sua cadeia de produção agrícola pela metade até 2020 e acabar totalmente com ele até 2030.

A iniciativa estabelece que a lei seja 100% cumprida em cada local em que a cadeia produtiva atua que a agricultura familiar seja estimulada.

Também que os princípios ambientais sejam sempre adotados nos investimentos futuros da companhia e os fornecedores que não atendam aos princípios da Política pelas Florestas sejam suspendidos.

Por fim, que sejam adotados sete passos práticos para proteger as florestas, supervisionados pelas áreas corporativas e pelo Comitê de Sustentabilidade da Cargill.

O compromisso da multinacional estabelece uma série de princípios e diretrizes que demonstram um compromisso sólido com a responsabilidade social e ambiental por parte da empresa.

Esses princípios podem ser relacionados ao conceito de ESG, que ganha cada vez mais destaque nas discussões sobre sustentabilidade corporativa, inclusive na gestão de frotas.

Portanto, é natural que essa mesma abordagem cuidadosa e responsável na política se estende à operação da Cargill, demonstrando um compromisso holístico nos negócios.

🔔 Sugestão de leitura: Sustentabilidade na gestão de frotas: 7 passos para uma implementação de sucesso do ESG

Case de sucesso da Cargill na gestão de frotas | Golfleet

Segurança em primeiro lugar na gestão de frotas da Cargill

No Brasil, a frota da Cargill é terceirizada, composta de 1.280 veículos, sendo dividida em dois perfis: 70% de serviço e 30% de benefício.

“Temos mais de 2.400 motoristas e rodamos mais de 550 mil km/mês praticamente em todos os estados envolvidos com o agronegócio”, aponta o gerente de frota, Edrei Carrenho.

Em 2017, a frota da empresa que até então era própria, passou a ser terceirizada: “Desde então, estamos muito bem conectados como equipe para gerenciar toda a cadeia, desde a requisição até a desmobilização dos veículos”, diz.

Para alcançar os melhores resultados, ele não esconde que a multinacional tem a tecnologia como aliada.

🔔 Sugestão de leitura: Como melhorar a segurança no trânsito com a terceirização de frotas leves?

Antes de contarem com soluções tecnológicas embarcadas, Carrenho lembra que não tinham praticamente nenhuma informação correta sobre a frota. Mas esse cenário mudou completamente com o rastreamento e telemetria Golfleet.

Hoje, eles têm acesso a uma infinidade de dados que contribuem com o controle dos veículos e permitem ao gestor agir de maneira estratégica. Com o uso correto, os resultados começaram a chegar.

“Tivemos uma redução nas multas em uma escala de 20%. Além disso, hoje temos maior controle na jornada das viagens, o que contribui na mitigação de jornada de horas extras e risco de acidentes à noite. Também conseguimos ter controle de tempo e visibilidade de custo na utilização dos veículos, seja no horário de trabalho ou não”, comemora o gerente.

Para ele, as informações referentes ao comportamento do condutor – que incluem frenagens bruscas, curvas inadequadas, velocidade por via, horário de utilização, limite de velocidade, dentre outras – são determinantes para ter visibilidade da prática em todas as condições e agir para potencializar os resultados.

🔔 Sugestão de leitura: Como o Velocidade por Via reduz os comportamentos de risco da frota?

Dentre todos os avanços que o Golfleet levou para a frota da multinacional, um dos principais, sem sombra de dúvidas, foi em relação à segurança.

“A telemetria tem mudado o comportamento dos condutores. Na Cargill, um dos pilares de life savers é a segurança dos condutores. O sistema trouxe a visibilidade e os dados, que não tínhamos, para atuarmos como coaching de segurança junto aos motoristas, sermos mais diretos no perfil dos treinamentos de direção segura e nas avaliações do modo de condução. É uma ferramenta fundamental para fortalecer a cultura de segurança de uma empresa”, garante.

No início, Carrenho recorda que houve um pouco de resistência e questionamentos por parte dos condutores, mas que isso mudou quando começaram a conscientizar a equipe e explicar o motivo real da utilização da telemetria.

“Nós não usamos a telemetria e o monitoramento da frota para saber onde estão nossos condutores ou o que eles estão fazendo. Usamos para ter certeza de que eles estão saindo para o trabalho e retornando vivos e em tranquilidade para as famílias”, pontua.

Não tem jeito, hoje em dia não é possível gerenciar uma frota sem dados e informações precisas dos veículos.

“Só assim conseguimos ser assertivos nas decisões de contrato, no perfil dos veículos que atendem melhor nossas atividades e no entendimento e argumentos para termos um modelo adequado de treinamentos de conscientização de segurança no trânsito. A tecnologia ajuda inclusive a termos mais informações e análises corretas para desenvolver uma política clara para todos os tipos de usuários”, argumenta Carrenho.

Cada vez mais, a tecnologia da Golfleet mostra o poder que tem nas frotas, transformando não só a gestão, mas também as vidas envolvidas.

🔔 Sugestão de leitura: Como driblar a inflação e garantir uma redução nos gastos com combustível da frota utilizando o Golfleet

Case de sucesso da Cargill na gestão de frotas | Golfleet

Conheça mais sobre o sistema de telemetria da Golfleet

Temos um exemplo claro de como o Golfleet foi um dos grandes responsáveis pela implementação da cultura de segurança da Cargill.

Ao coletar dados sobre o comportamento dos condutores e o desempenho dos veículos, o sistema de telemetria oferece às empresas uma visão abrangente de suas operações.

Isso não apenas melhora a eficiência, mas também tem um impacto significativo na preservação de vidas e, consequentemente, na redução de acidentes.

Dessa forma, o case de sucesso da Cargill exemplifica como a telemetria pode ser utilizada para fortalecer a cultura de segurança de qualquer negócio.

A declaração da multinacional evidencia o papel do Golfleet na promoção da segurança. Mas como exatamente a nossa solução para gestão de frotas contribui para esse cenário?

  • Facilidade de navegação
  • Relatórios personalizados
  • Alertas e notificações
  • Possibilidade de otimização de rotas
  • Histórico de dados e do perfil de dirigibilidade
  • Informações detalhadas sobre o diagnóstico do veículo

O depoimento da Cargill é um exemplo notável de como um sistema de telemetria pode ser utilizado efetivamente na promoção da direção defensiva.

Além disso, a empresa reconhece que a tecnologia viabilizou dados que antes não possuía, permitindo a criação de programas de treinamento mais direcionados e uma avaliação de desempenho de motoristas mais precisa.

Em outras palavras, a Golfleet esteve ao lado de mais uma jornada proativa e de iniciativas de segurança, demonstrando seu compromisso com a integridade dos motoristas.

Se inspirou no case de sucesso da Cargill e quer ser mais um exemplo inspirador de como a tecnologia pode ser implementada com sucesso e fortalecer a cultura de segurança da sua empresa?

Agende uma demonstração das nossas soluções para gestão de frotas:

CTA

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

golfleet

PortugueseEnglishSpanish
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Esse é um canal exclusivo para venda. Vou deixar algumas orientações para você entrar em contato com nosso time de suporte:

1) Abra o aplicativo Golfleet e clique no ícone do menu principal (onde aparecem todos os módulos). Na parte inferior você verá a palavra SUPORTE. Clicando nela você será encaminhado para abertura de chamados dentro do nosso sistema. Esse é o caminho mais rápido para você ser atendido.

2) Você também pode entrar em contato via telefone pelo 43 3315-9500 e escolher a opção 1 - você será direcionado para nosso time de atendimento ao cliente.

3) Caso tenha esquecido sua senha do Golfleet é só acessar o aplicativo pelo Computador ou Celular, acima do botão entrar você verá um ÍCONE DE “?” (ponto de interrogação), é só clicar e adicionar seu e-mail de acesso para recuperar sua senha.

Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.