Blog

Rastreamento pode ser um bom aliado do gestor na redução de custos

Blog

Rastreamento pode ser um bom aliado do gestor na redução de custos

09 de Junho de 2021

Por meio do rastreamento, é possível gerenciar as operações com excelência, garantir a segurança e alcançar a desejada e tão necessária redução de custos da frota.  Uma  alternativa simples e inteligente é o Golfleet Rastreamento

Os custos com a frota consistem em um grande desafio nas gestões. Os gastos são variados e o montante é alto, exigindo organização, estratégias e bom planejamento. Mas não tem jeito: se o assunto é redução de custos da frota, o gestor precisa lançar mão de uma ferramenta imprescindível: o rastreamento. 
 
O rastreamento vai muito além do controle da localização do veículo. A ferramenta, assim como tudo, evoluiu muito e surpreende com a quantidade de informações apresentadas. Sem dúvidas, o gestor consegue gerenciar as operações com mais excelência, garantir a segurança e alcançar a desejada e tão necessária redução de custos da frota por meio do rastreamento.
 
Você, gestor, pode estar se questionando sobre o que precisa fazer para alcançar tais objetivos. Tem buscado formas de reduzir os custos da sua frota, mas não sabe por onde começar. Uma  alternativa é o Golfleet Rastreamento. Com ele, é possível ter o controle total sobre o rastreamento da sua frota e condutores de maneira simples, reduzindo custos da frota, solucionando problemas indevidos e aumentando a segurança.
 
 
Indicadores de velocidade: como o rastreamento pode te ajudar nisso?
 
O excesso de velocidade é um grande agente de gastos, pois acarreta em multas,  manutenções e sinistros, além de aumentar os custos com combustível. É preciso realizar um controle efetivo desse quesito para que haja bons resultados na prática. A boa notícia é: por meio de uma apurada ferramenta de rastreamento, é possível alcançar este controle. 
 
Com o Golfleet Rastreamento, o gestor consegue visualizar todos os veículos em um mapa e entender o percurso feito por cada condutor. Além disso, tem acesso a gráficos e indicadores com as principais informações da frota: excesso de velocidade (olha ele aí!), estimativa de custo com distância percorrida, distância percorrida dentro e fora do horário comercial, indicadores de ignição ligada sem movimento, dentre outros. Os indicadores de rodagem também são apresentados, com análise de rankings, listagens inteligentes, filtros e relatórios avançados. 
 
Ainda é  possível configurar alertas automáticos para serem acionados diante de infrações ou em determinados eventos. Todas estas informações, contribuem para que o gestor alcance seus objetivos e para que, de fato, haja redução de custos da frota por meio do rastreamento.
 
 
Reduzindo gastos com combustível por meio do rastreamento
 
Os gastos com combustível estão no top 3 no orçamento do gestor de frotas. E se a gente te disser que o rastreamento abrange este quesito também? A ferramenta Golfleet conta com um módulo de gestão de combustível. Dentre as vantagens, está a gestão integrada de abastecimentos. O software integra os principais players de cartão combustível do Brasil. 
 
Além disso, o módulo de gestão de combustível cruza, de forma automática, os dados de abastecimento com os de rastreamento, informando ao gestor uma série de tópicos que contribuem na redução de custos:

- Custo preciso de reais por quilômetro rodado;

- Média de consumo por veículo;

- Média de preço por veículo e por tipo de combustível;

- Possíveis fraudes, abastecimentos suspeitos ou veículos abaixo ou acima da média normal de consumo. 

 
 
Rastreamento e controle de indicadores de rodagem 
 
Os indicadores de rodagem precisam ser de amplo conhecimento do gestor. É preciso ter o controle real da rodagem em horário comercial e também aos finais de semana e fora dos períodos de trabalho. Para tanto, como não podia deixar de ser, é necessário contar com boas tecnologias. 
 
Uma solução inovadora, que pode contribuir com o gestor na busca por este controle de rodagem - que impacta diretamente nos custos da frota -, é o novo módulo de Rodagem do Golfleet, que inaugura o novo componente de dashboard da plataforma. Traz inovações como: linha do tempo e ranking integrados, possibilidade de analisar centenas de indicadores, diversos rankings e navegação drill-down diretamente pelo gráfico principal.
 
Todos os dados são levados para relatórios específicos de rodagem por condutor, grupos, veículos ou até mesmo relatórios cruzados de veículos com condutores. Os relatórios do módulo de rodagem trazem filtros separados para placas e condutores, permitindo ao gestor manipular cada dimensão das colunas agrupáveis usando os novos filtros avançados e, com isso, alcançando melhores resultados.
 
 
Como se vê, as tecnologias são indispensáveis e contribuem com o controle da frota, bem como na redução de custos. O rastreamento pode ser um bom aliado do gestor. Por aí, o quanto as soluções de rastreamento são indispensáveis? Divida com a gente a sua experiência.