09 julho, 2018por golfleet
Tempo de leitura: 3 minutos

Pneus: dicas e cuidados para sua gestão de frotas

Confira dicas e cuidados em relação aos pneus e saiba como aumentar a durabilidade e a segurança dessa peça-chave da gestão de frotas.

Os pneus são vitais para a segurança veicular. Eles são os responsáveis por conferir maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo, além de exercer a função de tração e frenagem. Assim, é natural que eles mereçam atenção especial por parte do condutor.

A pedido do PARAR, César Urnhani, piloto de testes e apresentador do Auto Esporte, e Roberto Manzini, diretor do Roberto Manzini Centro Pilotagem, separam algumas dicas para você obter o melhor rendimento e eficiência dos pneus.

Aumentar a durabilidade

A durabilidade dos pneus depende de vários fatores. O cuidado e a forma de conduzir fazem toda a diferença. É importante que os pneus sejam calibrados semanalmente e que o veículo esteja devidamente alinhado, assim como os pneus balanceados. Além disso, é fundamental que o motorista faça a sua parte:

  • Utilize o máximo do freio motor (redução de marchas, mesmo para câmbios automáticos) e menos o freio de pé;
  • Não acelere forte, mas sim de forma progressiva;
  • Evite fazer curvas em alta velocidade.

Segurança

Para garantir segurança ao rodar, é importante dar atenção aos seguintes itens:

  • Garantir que os quatro pneus tenham a mesmas especificações técnicas do equipamento original de fábrica;Calibre o pneu sempre frio, uma vez por semana e com a pressão especificada pelo fabricante do veículo;
  • Tenha o carro sempre alinhado e pneus balanceados;
  • Não rode com os pneus nos limites indicados pelo fabricantes em relação ao TWI, que é de 1,6mm, pois, em caso de piso molhado a possibilidade de aquaplanagem é enorme. Visando minimizar esse risco, o recomendado é trocar antes, com 2,5 ou 2mm.

Atenção com a calibragem dos pneus!

É a pratica mais simples, porém a mais importante. Pneus calibrados garantem:

  • Menor consumo do pneu;
  • Menor consumo de combustível;
  • Melhor dirigibilidade;
  • Menor vulnerabilidade a formação de bolhas ou cortes em impactos nos buracos;
  • Menor distância de frenagem;
  • Maior aderência no seco e principalmente no molhado.

Na prática

Em um exercício chamado de “desvio de alce”, feito pelo Roberto Manzini Centro Pilotagem, o veículo faz, em uma pista balizada por cones, desvios para a direita e esquerda, percorrendo alguns metros nesta posição, saindo e voltando para sua trajetória inicial.

Durante o teste, o piloto aumenta a velocidade progressivamente, até determinar uma velocidade limite, que é aquela onde não há necessidade de correções de trajetória.

Utilizando a calibragem recomendada pela montadora de 32 psi, foi possível realizar a ação com segurança e sem ter que corrigir a trajetória a 95 km/h. Já depois de reduzir a pressão dos pneus em 21,9%,  passando para 25 psi, para manter a trajetória sem realização de correções, a velocidade limite baixou para 78 km/h, ou seja, houve uma perda de dirigibilidade de 17,9%.

“Além disso, ao trefegar com pneus abaixo do determinado pelo fabricante, houve aumento de aproximadamente 5% no consumo de combustível”, revelou Roberto Manzini.

Pneus em teste

Dada à sua devida importância, os pneus não podem ser escolhidos apenas pelo preço. É fundamental que se faça uma escolha baseada no modelo mais indicado para seu veículo e proposta de uso. Dessa forma, os testes de pneus se revelam como importantes fontes de consulta para se avaliar e comparar parâmetros antes da compra.

De acordo com Cesar Urnhani, os testes partem primeiro do tipo de veículo que o equipa. “Se for um carro esportivo, o foco em durabilidade e conforto é baixo, porém em estabilidade e aderência é alto. Já se for um carro popular, existe uma preocupação maior com conforto e durabilidade, sem perder um ponto ideal de estabilidade.  Mas seja qual for o seguimento tem um item que é igual para todos: a segurança”.

O piloto destaca que os pneus devem ser submetidos a três níveis de testes:

  • Velocidade baixas de cotidiano com conforto, dirigibilidade e estabilidade direcional;
  • Velocidades no limite de aderência para avaliar o desempenho e segurança;
  • Velocidades que extrapolam o limite para avaliar a controlabilidade quando existe uma situação de emergência em piso seco e molhado.

E ai, já checou seus pneus hoje?

Por: César Urnhani e Roberto Manzini, para PARAR Review.

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

golfleet

PortugueseEnglishSpanish
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Esse é um canal exclusivo para venda. Vou deixar algumas orientações para você entrar em contato com nosso time de suporte:

1) Abra o aplicativo Golfleet e clique no ícone do menu principal (onde aparecem todos os módulos). Na parte inferior você verá a palavra SUPORTE. Clicando nela você será encaminhado para abertura de chamados dentro do nosso sistema. Esse é o caminho mais rápido para você ser atendido.

2) Você também pode entrar em contato via telefone pelo 43 3315-9500 e escolher a opção 1 - você será direcionado para nosso time de atendimento ao cliente.

3) Caso tenha esquecido sua senha do Golfleet é só acessar o aplicativo pelo Computador ou Celular, acima do botão entrar você verá um ÍCONE DE “?” (ponto de interrogação), é só clicar e adicionar seu e-mail de acesso para recuperar sua senha.

Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.