Blog

GolSat & ARQIA

Blog

GolSat & ARQIA

15 de Dezembro de 2020

Em parceria com a ARQIA, operadora de telefonia móvel, focada e que é referência no segmento de IoT M2M no Brasil, preparamos este material enriquecido com conteúdo, dados de mercado e a própria experiência da nossa empresa utilizando a conectividade como aliada em soluções de telemetria.

Para começar, vamos à definições existentes neste mercado, que são as de soluções para rastreamento, monitoramento veicular e telemetria, que para coletar informações, precisam estar conectadas, desde os equipamentos até o software e veículos.

O rastreamento é o serviço mais comum, onde por meio da conectividade é possível acompanhar a localização um veículo e/ou frota em tempo real.

O monitoramento veicular, além de rastrear através da conexão, permite que o sistema forneça dados como posição, sentido de deslocamento e velocidade do veículo, tornando possível entender como o veículo está sendo usado e, principalmente, definir padrões de comportamento do motorista.

Por outro lado, enquanto os serviços de rastreamento e monitoramento têm como objetivo localizar veículos e promover o controle e a gestão das frotas, a telemetria é uma ferramenta de gestão da dirigibilidade do veículo, pois utiliza funções dos sistemas de rastreamento, também através da conectividade, em conjunto com equipamentos mais robustos.

À medida que a tecnologia avança, a quantidade de veículos conectados também aumenta:

Dos cerca de 44 milhões de veículos que circulam pelo País, segundo dados do Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, ou 98 milhões registrados no Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, aproximadamente apenas 2,6 milhões possuem sistema de monitoramento e rastreamento.

Não é de hoje que o crescimento da conectividade tem mudado a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes e com seu mercado de atuação, a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e empresas, atuando como aliada no aumento da produtividade e redução de custos.

Dentro desse cenário, no Brasil, a busca de serviços de rastreamento e soluções de conectividade para gestão de frotas, além de fatores estratégicos, é devido à preocupação com o alto índice de roubos e extravios.

Por se tratar de um serviço de proteção e segurança, o ramo de rastreamento tende a registrar índices de crescimento significativos e se apresenta como uma boa opção para empreender durante períodos de crise.

Além disso, de acordo com institutos de pesquisa e consultorias mundiais como a Gartner, entre as principais tendências que impactarão o mercado de rastreamento, a Internet das Coisas (IoT) será a protagonista da vez.

O que é possível fazer utilizando a conectividade e quais as tendências para o setor nos próximos meses? Veja à seguir:

Autonomia dispositiva

Uma das tendências que podem ganhar força no segmento de rastreamento veicular seria a de dispositivos autônomos, drones, robôs e até veículos autônomos para o transporte de cargas.

Roteirização inteligente

A roteirização, item indispensável para o rastreamento, poderá ser mais otimizada e inteligente, agregando mais produtividade dos motoristas, por meio do uso de conectividade. Além de evitar roubos e furtos, reduzir o tempo de viagem e aumentar a segurança do motorista e das cargas, garante a satisfação do cliente final.

Antecipação na entrega

Acredita-se que com o avanço da tecnologia e dos modelos de gestão de frota, as entregas serão antecipadas. Utilizando as tendências citadas anteriormente, o tempo de transporte é potencialmente reduzido, sendo um ótimo cenário para empresas que lidam diretamente com entregas.

Smart truck

Veículos conectados, como caminhões, que melhoram a segurança e conectividade entre motorista, empresa e rastreamento. A motivação é aplicar a direção automática para otimizar o transporte.

E quais os benefícios de se aplicar soluções de telemetria através de conectividade? Veja alguns deles abaixo:

Acompanhamento em tempo real

A possibilidade de acompanhar cada movimento de sua frota em tempo real, trazendo uma gestão mais ágil e assertiva na tomada de decisão.

Redução de custos

Manutenções preventivas dos veículos reduz em grande parte os custos na gestão de frotas. Sendo feitas nas datas estabelecidas, a transportadora evita ficar com caminhões parados, a perda de fretes e a compra peças que não estavam previstas.

Com a telemetria é possível fazer o planejamento de manutenção periódicas, diminuindo os desgastes das peças. Ela não somente resolve problemas como gera resultados a longo prazo.

Controle de jornada de motoristas

A tecnologia possibilita melhorar o desempenho de frotas, por meio do acompanhamento da condução de cada motorista, sendo possível controlar os tempos de parada, as horas extras e a postura do condutor, criando padrões de comportamento desejado e identificando, indícios de condução perigosa, como paradas bruscas e tráfego em alta velocidade. Neste ponto, com a integração entre o caminhão e a empresa, o gestor pode entrar em contato com o motorista quando perceber imprevisto.

Após analisarmos os dados, é possível compreender o quanto este mercado é promissor e como o uso da conectividade pode trazer diversos benefícios.

E na prática, como ocorre a aplicação da conectividade Arqia em dispositivos de telemetria Golsat?

Os dispositivos de comunicação sem fio são instalados nos veículos e por meio do painel central, que utiliza a conectividade, são enviadas as informações para os gestores de frota. Com os SIM Cards da ARQIA implementados nos dispositivos da GolSat, é possível monitorar cada veículo da frota, fazendo com que a Central de Monitoramento receba as informações em tempo real e possa acionar os protocolos de segurança com mais assertividade e agilidade.