Blog

Gestão de Multas: um plano estratégico dos gestores

Blog

Gestão de Multas: um plano estratégico dos gestores

01 de Dezembro de 2020

Fazer o controle de multas é uma parte indispensável na gestão de frotas. Conheça empresas que otimizaram o número de multas na prática

A economia está diretamente ligada ao sucesso de uma frota. É claro que cuidado e segurança das vidas no trânsito é a busca constante de todos os responsável pela frota. Por isso o plano ideal é uma frota segura e que performe os melhores resultados. Quem atua na frota sabe que a palavra “multa” é uma daquelas que ninguém quer escutar no setor. O que gestores de sucesso falam é que o segredo não é evitar ou fugir dessa palavra e sim procurar soluções para que ela não acontece ou que aconteça o mínimo possível. 

Muitas multas estão diretamente ligadas a atenção e é por isso que as frotas buscam cada dia mais especializar seus gestores e condutores por meio da educação. Além de profissionalizar, o jeito mais fácil de fazer a gestão de multas é com a ajuda da tecnologia. Para se manter atualizados e a frente no mercado, os dos gestores contam com a telemetria para fazer a gestão de toda a frota e diminuir o processo de multas, mas além disso, o que os gestores estão fazendo na gestão de multas?

Fale com os especialistas

Quando o conceito de segurança já está enraizado na empresa, dar os próximos passos se torna ainda melhor. É o que conta Felipe Mohallen, gerente de suprimentos na Remo Engenharia. "O setor de frotas veio junto com o setor de segurança e mesmo já tendo por onde começar fomos criando um novo modelo de gestão. A maior efetividade que temos é quando analisamos as principais informações da frota com uma boa periodicidade. Quando falamos em gestão falamos sobre nos conectar com esses dados e analisar cada um deles da melhor forma".

Gestão tem tudo a ver com estratégia e na Festo a estratégia é um dos primeiros passos para todas as ações na frota. Para Diogo Soares, analista de inteligência de RH na Festo a tecnologia e a cultura de segurança estão fazendo a diferença na empresa. "A política de frotas da Festo já é antiga mas desde 2015 implementamos novos indicadores com a telemetria e estamos melhorando cada vez mais nossos números. Em 2015 tínhamos 306 multas, hoje em 2020 são apenas 52, o número caiu drasticamente graças à uma gestão estratégica, onde olhamos o plano geral e trabalhamos cada um dos pontos" aponta Soaras. 

Na Festo, houve redução significativa do número de multas após a implantação da telemetria

A meta é zero

Assim como a Remo Engenharia  na Festo a meta de multas é zero e atualmente as duas empresas possuem multas leves e os números não param de melhorar. Para bater essa meta os gestores investem nas medidas preventivas, manutenção preventiva, treinamentos recorrentes e regularidade na avaliação de indicadores. Os gestores apontam que fazer a gestão de multas vem como consequência de olhar a frota de maneira estratégica e como um todo. Cada indicador, mesmo que não esteja ligado a infrações, vai importar para a conta final que garante melhor desempenho na economia e na segurança de cada condutor.

Fonte: por Pietra Bilek para PARAR Review