21 junho, 2021por golfleet
Tempo de leitura: 3 minutos

Quais as habilidades de um gestor de frotas de sucesso?

Relacionamento interpessoal, boa comunicação, visão estratégica e tecnológica estão entre as características do bom gestor. Função é cada vez mais reconhecida e vai muito além do operacional

É fato que o gestor de frotas vem ganhando cada vez mais visibilidade nas empresas e no universo corporativo como um todo. E não é para menos. O setor de frotas cresce em larga escala e tem impacto direto sobre a rentabilidade, segurança, índices e resultados das organizações. As responsabilidades são muitas e é preciso ter bons profissionais à frente  do setor. Sendo assim, a pergunta que vem à tona é: afinal, qual é o perfil de um gestor de frotas de sucesso? A resposta não é objetiva. Não existe uma cartilha exata, uma receita pronta para garantir o sucesso do gestor de frotas. É necessário reunir uma série de habilidades e buscar sempre aprimorá-las. Nem sempre é fácil, mas como tão bem apontou o ator norte-americano Tom Hanks “se não fosse difícil, qualquer um faria. A dificuldade é o que torna tudo incrível”. Apesar de não haver uma resposta exata, algumas habilidades e características são fundamentais para quem deseja atuar na área ou já ocupa o cargo de gestor de frotas. Reunimos algumas. Vamos lá?

O gestor de sucesso vai muito além do operacional 

Além de administrar uma frota de veículos e precisar exercer um bom controle operacional, o gestor lidera uma equipe. Então, para ter sucesso na área, é preciso saber lidar também com pessoas. O bom profissional é aquele que não se limita a atuar apenas como um operador da frota, sendo um verdadeiro gestor. As questões operacionais são de suma importância, mas é preciso ir além. A atividade está sempre conectada a outras áreas da empresa, dependendo delas para executar um bom trabalho. É necessário transitar com facilidade entre diferentes áreas como o departamento jurídico, compras e recursos humanos. Sendo assim, o bom relacionamento interpessoal, a capacidade de comunicação e a versatilidade são habilidades que diferenciam um gestor de sucesso. E não para por aí. Suas ações devem ser pautadas pelo tripé social, econômico e ambiental, levando em conta o seu impacto sobre as pessoas, o planeta e os lucros da  empresa. Ao respeitar essas dimensões, o gestor de frotas passa a entregar resultados com valor. 

Pensamento estratégico é fundamental para obter sucesso

O gestor que gera valor, torna-se cada vez mais estratégico, o que também caracteriza uma boa gestão. O pensamento estratégico é uma habilidade imprescindível. Deve-se tentar prever os cenários futuros, criar planos e estratégias para não ser surpreendido por adversidades. Um fator que já não é um diferencial, mas uma realidade no exercício da função do gestor de frotas, e que deve estar no plano estratégico, é a mobilidade corporativa. O profissional de sucesso explora com maestria essa possibilidade, entendendo o quanto ela expande a atuação da equipe, deixando-a mais conectada, dinâmica e antenada. Por isso, proporciona ferramentas e ambientes para que facilitem a utilização de dispositivos móveis de forma segura e eficiente, a fim de que as atividades corporativas sejam otimizadas e alcancem mais resultados. Estratégias são definidas para incorporar essa prática de forma ampla e organizada.

Gestão de frotas e de vidas

Um ponto forte da atividade de gestão é que, com as tecnologias e processos disponíveis no mercado atualmente, o gestor de frotas consegue apresentar resultados mensuráveis e tangíveis (números de acidentes, multas, ocorrências, gastos com combustível, etc.). As ferramentas tecnológicas são o “braço direito” dos grandes gestores de frota. A partir delas, ele consegue visualizar a gestão como um todo e, com isso, gerenciar e organizar os processos estratégicos e operacionais, otimizando tempo e recursos, além de garantir a segurança. Um ponto forte de um gestor de frotas de sucesso, sem dúvidas, é acima de tudo, garantir a segurança do seu time. É aquele que pode ser considerado um gestor de vidas. Ele se articula diariamente: recorre a ferramentas tecnológicas, proporciona cursos de reciclagem e capacitação,  não dispensa feedbacks e orientações, busca despertar a consciência da equipe em relação ao papel desempenhado. O gestor de vidas se empenha para que a prática de uma condução responsável e segura seja levada para além do ambiente corporativo. Com as grandes responsabilidades que tem, o gestor precisa ter ainda “jogo de cintura” para lidar com os eventuais conflitos, além de capacidade de conviver com pressão e cobranças. 

Quem é o gestor de frotas da atualidade?

Por fim, a nível de curiosidade e conhecimento, vamos apresentar o perfil geral dos gestores de frotas atuais, de acordo com o Programa de Gestores de Frotas (PGF), do Instituto Parar. Cerca de 65% dos gestores têm graduação completa e quase 20% são pós-graduados. Uma parcela pequena vem do Ensino Técnico. Muitas vezes, antes de ocupar o cargo de gestor de frotas, o profissional já estava atuando em outros setores da mesma empresa. Em diversos casos, não exercem apenas a função de gestor de frotas, sendo gerentes, executivos, analistas, assistentes, supervisores, dentre outros. A grande maioria dos gestores ainda são homens. Segundo o PGF, apenas 25% são mulheres. Mas, seja qual for a sua empresa, gênero e formação, conta para nós quais habilidades e características, na sua opinião, são as mais importantes de um gestor de frotas de sucesso. Nós queremos saber!

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

golfleet

PortugueseEnglishSpanish
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Esse é um canal exclusivo para venda. Vou deixar algumas orientações para você entrar em contato com nosso time de suporte:

1) Abra o aplicativo Golfleet e clique no ícone do menu principal (onde aparecem todos os módulos). Na parte inferior você verá a palavra SUPORTE. Clicando nela você será encaminhado para abertura de chamados dentro do nosso sistema. Esse é o caminho mais rápido para você ser atendido.

2) Você também pode entrar em contato via telefone pelo 43 3315-9500 e escolher a opção 1 - você será direcionado para nosso time de atendimento ao cliente.

3) Caso tenha esquecido sua senha do Golfleet é só acessar o aplicativo pelo Computador ou Celular, acima do botão entrar você verá um ÍCONE DE “?” (ponto de interrogação), é só clicar e adicionar seu e-mail de acesso para recuperar sua senha.

Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.