Whatsapp

Blog

Quais as habilidades de um gestor de frotas de sucesso?

Blog

Quais as habilidades de um gestor de frotas de sucesso?

21 de Junho de 2021

Relacionamento interpessoal, boa comunicação, visão estratégica e tecnológica  estão entre as características do bom gestor. Função é cada vez mais reconhecida e vai muito além do operacional

 

É fato que o gestor de frotas vem ganhando cada vez mais visibilidade nas empresas e no universo corporativo como um todo. E não é para menos. O setor de frotas cresce em larga escala e tem impacto direto sobre a rentabilidade, segurança, índices e resultados das organizações. As responsabilidades são muitas e é preciso ter bons profissionais à frente  do setor. Sendo assim, a pergunta que vem à tona é: afinal, qual é o perfil de um gestor de frotas de sucesso?

 

A resposta não é objetiva. Não existe uma cartilha exata, uma receita pronta para garantir o sucesso do gestor de frotas. É necessário reunir uma série de habilidades e buscar sempre aprimorá-las. Nem sempre é fácil, mas como tão bem apontou o ator norte-americano Tom Hanks “se não fosse difícil, qualquer um faria. A dificuldade é o que torna tudo incrível”.

 

Apesar de não haver uma resposta exata, algumas habilidades e características são fundamentais para quem deseja atuar na área ou já ocupa o cargo de gestor de frotas. Reunimos algumas. Vamos lá?

 

O gestor de sucesso vai muito além do operacional 

Além de administrar uma frota de veículos e precisar exercer um bom controle operacional, o gestor lidera uma equipe. Então, para ter sucesso na área, é preciso saber lidar também com pessoas. O bom profissional é aquele que não se limita a atuar apenas como um operador da frota, sendo um verdadeiro gestor. As questões operacionais são de suma importância, mas é preciso ir além.

 

A atividade está sempre conectada a outras áreas da empresa, dependendo delas para executar um bom trabalho. É necessário transitar com facilidade entre diferentes áreas como o departamento jurídico, compras e recursos humanos. Sendo assim, o bom relacionamento interpessoal, a capacidade de comunicação e a versatilidade são habilidades que diferenciam um gestor de sucesso.

 

E não para por aí. Suas ações devem ser pautadas pelo tripé social, econômico e ambiental, levando em conta o seu impacto sobre as pessoas, o planeta e os lucros da  empresa. Ao respeitar essas dimensões, o gestor de frotas passa a entregar resultados com valor. 

 

Pensamento estratégico é fundamental para obter sucesso

O gestor que gera valor, torna-se cada vez mais estratégico, o que também caracteriza uma boa gestão. O pensamento estratégico é uma habilidade imprescindível. Deve-se tentar prever os cenários futuros, criar planos e estratégias para não ser surpreendido por adversidades.

 

Um fator que já não é um diferencial, mas uma realidade no exercício da função do gestor de frotas, e que deve estar no plano estratégico, é a mobilidade corporativa. O profissional de sucesso explora com maestria essa possibilidade, entendendo o quanto ela expande a atuação da equipe, deixando-a mais conectada, dinâmica e antenada. Por isso, proporciona ferramentas e ambientes para que facilitem a utilização de dispositivos móveis de forma segura e eficiente, a fim de que as atividades corporativas sejam otimizadas e alcancem mais resultados. Estratégias são definidas para incorporar essa prática de forma ampla e organizada.

 

Gestão de frotas e de vidas

Um ponto forte da atividade de gestão é que, com as tecnologias e processos disponíveis no mercado atualmente, o gestor de frotas consegue apresentar resultados mensuráveis e tangíveis (números de acidentes, multas, ocorrências, gastos com combustível, etc.).

 

As ferramentas tecnológicas são o “braço direito” dos grandes gestores de frota. A partir delas, ele consegue visualizar a gestão como um todo e, com isso, gerenciar e organizar os processos estratégicos e operacionais, otimizando tempo e recursos, além de garantir a segurança.

 

Um ponto forte de um gestor de frotas de sucesso, sem dúvidas, é acima de tudo, garantir a segurança do seu time. É aquele que pode ser considerado um gestor de vidas. Ele se articula diariamente: recorre a ferramentas tecnológicas, proporciona cursos de reciclagem e capacitação,  não dispensa feedbacks e orientações, busca despertar a consciência da equipe em relação ao papel desempenhado. O gestor de vidas se empenha para que a prática de uma condução responsável e segura seja levada para além do ambiente corporativo.

 

Com as grandes responsabilidades que tem, o gestor precisa ter ainda “jogo de cintura” para lidar com os eventuais conflitos, além de capacidade de conviver com pressão e cobranças. 

 

Quem é o gestor de frotas da atualidade?

Por fim, a nível de curiosidade e conhecimento, vamos apresentar o perfil geral dos gestores de frotas atuais, de acordo com o Programa de Gestores de Frotas (PGF), do Instituto Parar. Cerca de 65% dos gestores têm graduação completa e quase 20% são pós-graduados. Uma parcela pequena vem do Ensino Técnico. Muitas vezes, antes de ocupar o cargo de gestor de frotas, o profissional já estava atuando em outros setores da mesma empresa. Em diversos casos, não exercem apenas a função de gestor de frotas, sendo gerentes, executivos, analistas, assistentes, supervisores, dentre outros. A grande maioria dos gestores ainda são homens. Segundo o PGF, apenas 25% são mulheres.

 

 

Mas, seja qual for a sua empresa, gênero e formação, conta para nós quais habilidades e características, na sua opinião, são as mais importantes de um gestor de frotas de sucesso. Nós queremos saber!